Início Série5º ano Interpretação de texto: Uma ave pequena – 5º ano

Interpretação de texto: Uma ave pequena – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre uma ave pequena. Que ave será essa, hein? Vamos descobrir? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Cambacica é ave pequena confundida com filhote de bem-te-vi

    Certamente, você já viu uma ave pequena com cerca de 10 centímetros que apresenta as cores semelhantes às de um bem-te-vi e pensou que poderia ser um filhote dessa espécie. É comum fazer essa associação, porém na grande maioria dos casos esse tal filhote se trata de uma cambacica, uma outra espécie de ave.

    Além do tamanho, uma das diferenças entre essas aves que pode de ser notada à primeira vista e que ajuda a identificação da ave menor é que ela apresenta um bico pontiagudo. O formato inclusive é apropriado, para que a cambacica consiga se alimentar. Ela costuma perfurar a corola das flores para se nutrir de néctar.

    Por isso, não é raro observar uma cambacica pelos jardins, quintais e parques. A ave costuma também visitar os bebedouros colocados para os beija-flores. Ela se alimenta ainda de frutos e pequenos insetos.

    Apesar de ser considerada uma espécie comum e abundante no território brasileiro, essa ave tem características curiosas, que envolvem desde o comportamento para construção do ninho até o repertório vocal.

Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente>. (Com cortes).

 

Questões

Questão 1 – Identifique o assunto do texto acima:

(     ) beija-flor.

(     ) bem-te-vi.

(     ) cambacica.

 

Questão 2 – Observe:

“Certamente, você já viu uma ave pequena com cerca de 10 centímetros […]”

O trecho destacado é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 3 – Em “[…] porém na grande maioria dos casos esse tal filhote se trata de uma cambacica, uma outra espécie de ave.”, o vocábulo sublinhado poderia ser substituído por:

(     ) “mas”.

(     ) “pois”.

(     ) “portanto”.

 

Questão 4 – Na parte “O formato inclusive é apropriado, para que a cambacica consiga se alimentar.”, a expressão grifada introduz:

(     ) uma finalidade.

(     ) uma conclusão.

(     ) uma comparação.

 

Questão 5 – Segundo o texto, “não é raro observar uma cambacica pelos jardins, quintais e parques”. Por quê?

 

 

Questão 6 – No segmento “A ave costuma também visitar os bebedouros colocados para os beija-flores.”, o texto revela um fato:

(     ) habitual na vida da cambacica.

(     ) ocasional na vida da cambacica.

(     ) passageiro na vida da cambacica.

 

Questão 7 – No fragmento “Ela se alimenta ainda de frutos e pequenos insetos.”, o termo destacado foi usado para:

(     ) retomar.

(     ) apresentar.

(     ) caracterizar.

 

Questão 8 – Observe:

“Apesar de ser considerada uma espécie comum e abundante no território brasileiro, essa ave tem características curiosas […]”

Nessa passagem, um adjetivo exprime uma opinião. Aponte-o:

(     ) “comum”.

(     ) “abundante”.

(     ) “curiosas”.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário