Início Série5º ano Interpretação de texto: Como evitar acidentes com tubarões – 5º ano

Interpretação de texto: Como evitar acidentes com tubarões – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre como evitar ataques com tubarões. Vamos entender? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Como evitar acidentes com tubarões?

    Presentes no litoral brasileiro, os tubarões fazem parte da vida marinha e ataques a humanos são considerados raros. Segundo pesquisadores, os animais estão presentes na costa, mas geralmente são vistos à distância e em águas mais profundas. Apesar disso, acidentes com eles podem acontecer.

  • O ideal é ficar sempre em grupo, já que os tubarões costumam atacar banhistas solitários.
  • Também é importante evitar nadar próximo à área com muitos peixes, por serem principal alimentação desses animais.
  • Os tubarões são mais ativos durante a manhã e no fim da tarde. Por isso, especialistas indicam evitar esses horários. Principalmente, se você estiver em águas profundas.
  • Se estiver com algum ferimento, nada de entrar na água.
  • Não usar joias brilhantes ao entrar na água. Isso pode chamar a atenção deles.

Thaís Pimenta. “Terra da Gente”. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente>.
(Com adaptações).

 

QUESTÕES

Questão 1 – Releia:

“Segundo pesquisadores, os animais estão presentes na costa, mas geralmente são vistos à distância e em águas mais profundas.”

A que animais o texto se refere?

 

Questão 2 – Na passagem “O ideal é ficar sempre em grupo, já que os tubarões costumam atacar banhistas solitários.”, a expressão grifada introduz:

(     ) uma causa.

(     ) uma finalidade.

(     ) uma consequência.

 

Questão 3 – Segundo o texto, os especialistas indicam que os banhistas evitem a manhã e o fim da tarde. Por quê?

 

 

Questão 4 – Na parte “Principalmente, se você estiver em águas profundas.”, o vocábulo destacado tem o mesmo sentido de:

(     ) “Inclusivamente”.

(     ) “Especialmente”.

(     ) “Especificamente”.

 

Questão 5 – Na frase “Se estiver com algum ferimento, nada de entrar na água.”, o trecho sublinhado expressa:

(     ) uma dúvida.

(     ) uma hipótese.

(     ) uma justificativa.

 

Questão 6 – Em “Não usar joias brilhantes ao entrar na água. Isso pode chamar a atenção deles.”, o termo grifado:

(     ) corrige uma informação.

(     ) retoma uma informação.

(     ) complementa uma informação.

 

Questão 7 – Identifique o segmento que revela a soma de fatos sobre os tubarões:

(     ) “[…] tubarões fazem parte da vida marinha e ataques a humanos são considerados raros.”

(     ) “Apesar disso, acidentes com eles podem acontecer.”

(     ) “[…] área com muitos peixes, por serem principal alimentação desses animais.”

 

Questão 8 – O texto foi construído com base:

(     ) em um estudo recente.

(     ) em uma consulta com especialistas.

(     ) em uma experiência pessoal da autora.

 

Questão 9 – Pode-se concluir que o texto tem a intenção de:

(     ) criticar.

(     ) orientar.

(     ) entreter.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário