Atividade de português, focada nos alunos do nono ano do ensino fundamental, explora verbos transitivos diretos. Vamos analisar esses verbos no texto que nos apresenta o distrito de Amarantina? Para isso, responda às questões propostas!
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Verbos transitivos diretos – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Verbos transitivos diretos – 9º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Verbos transitivos diretos – 9º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Amarantina
O distrito de Amarantina está localizado a cerca de 30 Km de Ouro Preto. O povoado teria surgido após uma grande fome que acometeu a população de Vila Rica, por volta do ano de 1700. Assim, muitas pessoas fixaram moradia no local para plantar alimentos e distribuí-los na região. Segundo a tradição oral, havia muitas plantações de alho, frutas e hortaliças. Naquele período, o povoado era nomeado Tijuco, que abarcava a região onde hoje estão Amarantina e Cachoeira do Campo.
Disponível em: <https://institutoestradareal.com.br/cidades/amarantina-mg/>.
Questões
Questão 1 – Na passagem “[…] uma grande fome que acometeu a população de Vila Rica […]”, o verbo é transitivo direto porque:
( ) não exigiu complemento.
( ) exigiu complemento sem preposição.
( ) exigiu complemento com preposição.
Questão 2 – Observe:
“[…] distribuí-los na região.”
Identifique o objeto direto (complemento) do verbo transitivo direto usado nesse trecho:
Questão 3 – Sublinhe o verbo transitivo direto a seguir:
“Segundo a tradição oral, havia muitas plantações de alho, frutas e hortaliças.”
Questão 4 – O sujeito do verbo transitivo direto sublinhado acima é:
( ) oculto.
( ) inexistente.
( ) indeterminado.
Questão 5 – Em “[…] abarcava a região onde hoje estão Amarantina e Cachoeira do Campo.”, o verbo transitivo direto destacado poderia ser substituído por:
( ) “dividia”.
( ) “abrangia”.
( ) “demarcava”.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.