Início Série5º ano Interpretação de texto: Sabiá-do-campo – 5º ano

Interpretação de texto: Sabiá-do-campo – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o sabiá-do-campo. A espécie é conhecida por “arrebita-rabo” e tem por hábito caminhar no solo. Vamos conhecê-lo melhor? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

 

Sabiá-do-campo é ave comum que tem comportamentos curiosos

A espécie é conhecida por “arrebita-rabo” e tem por hábito caminhar no solo.

    Apesar de ser uma ave familiar para muitos observadores, há algumas curiosidades que merecem ser destacadas sobre o sabiá-do-campo. A começar pelo fato de a espécie não ser realmente um sabiá.

    Diferentemente do sabiá-barranco, do sabiá-laranjeira, do sabiá-una entre outros, o sabiá-do-campo não pertence à família Turdidae, e sim à Mimidae, da qual fazem parte também o sabiá-da-praia e a calhandra-de-três-rabos.

    O porte da espécie pode remeter aos parentes distantes, porém é possível diferenciá-lo dos outros sabiás. Isso porque apresenta o pescoço e as pernas mais alongadas, o bico mais curvo e a cauda bem comprida.

    O sabiá-do-campo possui o corpo acinzentado; o peito e o ventre são esbranquiçados. As penas das asas são mais escuras […]. Macho e fêmea não se diferenciam e podem chegar a 26 centímetros de comprimento e pesar até 73 gramas.

    Alimenta-se de insetos e frutos. É comum procurar comida enquanto caminha pelo solo.

    A espécie é conhecida também por “arrebita-rabo”, devido ao comportamento de levantar a cauda quando pousa ou para repentinamente ao caminhar no chão. Esse hábito, portanto, pode indicar emoções da ave.

    No período de reprodução, constrói o ninho em formato de tigela rasa em árvores ou arbustos. A fêmea põe até quatro ovos. Após 12 dias de incubação, eles eclodem. Os filhotes saem do ninho com 15 dias de vida, mas seguem alimentados pelos pais.

    O sabiá-do-campo distribui-se por áreas campestres, podendo ser encontrado em locais abertos como parques e terrenos baldios. […]

Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente>. (Com cortes e adaptação).

 

QUESTÕES

Questão 1 – Em “A espécie é conhecida por ‘arrebita-rabo’ e tem por hábito caminhar no solo”, o texto refere-se:

(     ) ao sabiá-barranco.

(     ) ao sabiá-laranjeira.

(     ) ao sabiá-do-campo.

 

Questão 2 – Aponte o fragmento que descreve:

(     ) “O sabiá-do-campo possui o corpo acinzentado […]”

(     ) “Alimenta-se de insetos e frutos.”

(     ) “O sabiá-do-campo distribui-se por áreas campestres […]”

 

Questão 3 – O texto revela as características do sabiá-do-campo, que o diferenciam dos demais sabiás. Identifique essas características:

 

 

Questão 4 – No segmento “É comum procurar comida enquanto caminha pelo solo.”, o texto expõe um fato:

(     ) frequente na vida do sabiá-do-campo.

(     ) ocasional na vida do sabiá-do-campo.

(     ) passageiro na vida do sabiá-do-campo.

 

Questão 5 – Observe:

“A espécie é conhecida também por ‘arrebita-rabo’, devido ao comportamento de levantar a cauda quando pousa ou para repentinamente ao caminhar no chão.”

A expressão sublinhada introduz:

(     ) causas.

(     ) finalidades.

(     ) consequências.

 

Questão 6 – No trecho “Esse hábito, portanto, pode indicar emoções da ave.”, o vocábulo destacado indica:

(     ) uma correção.

(     ) uma conclusão.

(     ) uma contradição.

 

Questão 7 – Na parte “Após 12 dias de incubação, eles eclodem.”, o pronome “eles” foi usado para se referir aos:

(     ) pais.

(     ) ovos.

(     ) filhotes.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

2 comentários

Adriana sobreira 2 de março - 20:19

Textos maravilhosos, de facil compreensao!

Responder
Denyse Lage Fonseca 3 de março - 18:33

Olá, Adriana!

Agradecemos o registro de sua valiosa opinião!

Volte sempre!

Denyse

Responder

Deixe um Comentário