Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre um filhote de onça-parda. Fazendeiro encontrou oncinha próximo à sede da propriedade. Vamos saber mais a respeito desse fato? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Filhote de onça-parda – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Filhote de onça-parda – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Filhote de onça-parda – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Sem mãe, filhote de onça-parda é encontrado em fazenda no Pantanal
Fazendeiro encontrou oncinha próximo à sede da propriedade. Animal, que estava com sede e fome, foi encaminhado para Centro de Reabilitação de Animais Silvestres
Um filhote de onça-parda (Puma concolor) foi encontrado, nessa quarta-feira (14), na zona rural de Rio Verde de Mato Grosso (MS) — município sul-mato-grossense que abrange porções de Cerrado e Pantanal. O felino é o segundo maior do Brasil, atrás apenas da onça-pintada (Panthera onca). O animal estava sozinho, próximo à sede de uma fazenda, e foi resgatado pela Polícia Militar Ambiental (PMA) após solicitação do proprietário do imóvel.
O fazendeiro ligou para a PMA durante a manhã. Na chamada, ele disse que a oncinha tinha aparecido próximo à sede da sua propriedade, com sede e fome. A mãe não estava com o filhote, provavelmente, por causa da presença de cães na fazenda, o que pode ter acuado o animal. As informações constam em nota publicada pela instituição policial.
Seguindo orientação da PMA, o proprietário levou o animal até a zona urbana da cidade. De lá, o felino foi encaminhado por uma equipe da instituição ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) de Campo Grande (MS).
A ((o))eco, a PMA disse que o filhote deve receber alimentos e atenção veterinária no CRAS, onde, gradualmente, também receberá treinamento para se alimentar sozinho.
A reintrodução da oncinha na natureza, porém, vai depender da adaptação do animal a esse processo. Se, em idade apropriada, o felino apresentar sinais suficientes de que pode sobreviver sozinho, ele deve ser reintroduzido na natureza. Conforme a PMA, isso ocorre, geralmente, em unidades de conservação (UCs).
Michael Esquer. Disponível em: <https://oeco.org.br/salada-verde/sem-mae-filhote-de-onca-parda-e-encontrado-em-fazenda-no pantanal/>. Publicado em: 15 de setembro de 2022.
Questões
Questão 1 – O texto acima é:
( ) um conto sobre um filhote de onça-parda.
( ) uma notícia sobre um filhote de onça-parda.
( ) um relatório sobre um filhote de onça-parda.
Questão 2 – Releia:
“O animal estava sozinho, próximo à sede de uma fazenda, e foi resgatado pela Polícia Militar Ambiental (PMA) após solicitação do proprietário do imóvel.”
O vocábulo grifado indica:
( ) fatos que se somam.
( ) fatos que se alternam.
( ) fatos que se contrastam.
Questão 3 – Em “[…] o que pode ter acuado o animal.”, o texto refere-se:
( ) à sede.
( ) à fome.
( ) à presença de cães na fazenda.
Questão 4 – O trecho “Seguindo orientação da PMA, o proprietário levou o animal até a zona urbana da cidade.” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 5 – Na parte “[…] no CRAS, onde, gradualmente, também receberá treinamento para se alimentar sozinho.”, o termo sublinhado quer dizer:
( ) “aos poucos”.
( ) “de vez em quando”.
( ) “a qualquer momento”.
Questão 6 – Segundo o texto, o filhote de onça-parda “deve ser reintroduzido na natureza”, sob uma condição. Identifique essa condição:
Questão 7 – Aponte o fragmento que apresenta uma comparação:
( ) “[…] município sul-mato-grossense que abrange porções de Cerrado e Pantanal.”
( ) “O felino é o segundo maior do Brasil, atrás apenas da onça-pintada (Panthera onca).”
( ) “Conforme a PMA, isso ocorre, geralmente, em unidades de conservação (UCs).”
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.