Início Série5º ano Interpretação de texto: Itanhandu – 5º ano

Interpretação de texto: Itanhandu – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre Itanhandu. Vamos conhecer essa cidade? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Itanhandu

    A cidade de Itanhandu está encravada em um vale, no sul de Minas Gerais, onde o Rio Verde desce serpenteando pela Serra da Mantiqueira.

    Sua nascente encontra-se a 20 km da cidade, formando poços, corredeiras e cachoeiras de extrema beleza, onde se pode observar uma fauna rica em aves e desfrutar de momentos aprazíveis. As belezas naturais e paisagísticas do município são um atrativo a mais para o turismo esportivo e de aventura.

    O relevo, por suas altitudes que variam de 900 a 2.665 metros, propicia a prática de montanhismo, caminhadas pelas trilhas da região. Suas características geográficas amenizam as temperaturas e criam um microclima tipicamente serrano e muito gostoso.

    Os passeios a cavalo também integram o universo de possibilidades nas terras itanhanduenses, percorrendo itinerários como a Serra do Condado, o Alto das Posses, entre outros caminhos ecológicos. Itanhandu hoje, junto com mais seis municípios da região, integra o Circuito Turístico Terras Altas da Mantiqueira, faz parte do caminho velho da Estrada Real e está inserido na APA (Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira).

    O Patrimônio Histórico de Itanhandu vem sendo reconhecido, por meio do Inventário de Bens Imóveis, elaborado numa parceria entre IEPHA e a Prefeitura Municipal, tendo como objetivo a preservação dos imóveis que refletem um pouco da história e da cultura do povo itanhanduense.

Disponível em: <https://institutoestradareal.com.br/cidades/itanhandu-mg/>. (Com corte).

 

Questões

Questão 1 – Qual é o objetivo do texto acima?

(     ) noticiar um fato.

(     ) divulgar um lugar.

(     ) contar uma história.

 

Questão 2 – Identifique o trecho que apresenta uma opinião:

(     ) “A cidade de Itanhandu está encravada em um vale […]”

(     ) “[…] criam um microclima tipicamente serrano e muito gostoso.”

(     ) “Os passeios a cavalo também integram o universo de possibilidades […]”

 

Questão 3 – Releia:

“Sua nascente encontra-se a 20 km da cidade, formando poços, corredeiras e cachoeiras […]”

Esse segmento é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 4 – Na frase “As belezas naturais e paisagísticas do município são um atrativo a mais para o turismo esportivo e de aventura.”, a parte destacada expressa:

(     ) destino.

(     ) direção.

(     ) finalidade.

 

Questão 5 – Na passagem “Suas características geográficas amenizam as temperaturas […]”, o vocábulo sublinhado quer dizer:

(     ) “elevam”.

(     ) “diminuem”.

(     ) “transformam”.

 

Questão 6 – Na parte “[…] percorrendo itinerários como a Serra do Condado, o Alto das Posses, entre outros caminhos ecológicos.”, o termo “como”:

(     ) aponta causas.

(     ) introduz exemplos.

(     ) enumera condições.

 

Questão 7 – Grife a palavra que indica tempo a seguir:

“Itanhandu hoje, junto com mais seis municípios da região, integra o Circuito Turístico Terras Altas da Mantiqueira […]”

 

Questão 8 – No fragmento “[…] a preservação dos imóveis que refletem um pouco da história e da cultura do povo itanhanduense.”, o vocábulo “e” exprime:

(     ) soma.

(     ) oposição.

(     ) alternância.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário