Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o ouriço e o jogo de cabra-cega. Segundo a história, o castorzinho, que tinha os olhos vendados, teve o azar de tocar no ouriço e levou umas tremendas picadas de seus espinhos. O que será que aconteceu a partir daí, hein? Vamos descobrir? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O ouriço e o jogo de cabra-cega – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O ouriço e o jogo de cabra-cega – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O ouriço e o jogo de cabra-cega – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
O ouriço e o jogo da cabra-cega
O jogo da cabra-cega havia virado mania entre os alunos. Todos queriam brincar durante o recreio.
Pois certa vez em que estavam brincando, o castorzinho, que tinha os olhos vendados, teve o azar de tocar no ouriço e levou umas tremendas picadas de seus espinhos. Da pata do castorzinho, corria muito sangue e o ouriço sentiu-se muito culpado.
— Já se vê que não posso participar da brincadeira! — disse, muito aborrecido.
Seus colegas não conseguiam consolá-lo e ele ficou fora. O jogo continuava. Agora era a vez do crocodilo ter seus olhos vendados e ele, trapalhão como sempre, pisou num pedaço de vidro, que fez um corte na pata esquerda. O pior é que ainda havia numerosos cacos de vidro encravados em sua pata.
Por mais que todos procurassem uma pinça para tentar retirá-los, não conseguiram encontrar. Foi então que o ouriço, num momento de inspiração, arrancou dois espinhos e com eles fez uma ótima pinça.
Então, o crocodilo sugeriu que brincassem de outra coisa, porque fazia questão de que seu “médico” também participasse. Todos concordaram em inventar uma brincadeira, de que o ouriço pudesse participar também. Bem que ele merecia!
Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2001-09-08/o-ourico-e-o-jogo-da-cabra-cega.htm>. (Com corte).
Questões
Questão 1 – Qual a intenção do texto acima?
( ) fazer refletir.
( ) noticiar um fato.
( ) debater um assunto.
Questão 2 – O trecho “[…] o castorzinho, que tinha os olhos vendados, teve o azar de tocar no ouriço e levou umas tremendas picadas de seus espinhos.” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 3 – No segmento “Da pata do castorzinho, corria muito sangue e o ouriço sentiu-se muito culpado.”, o termo destacado exprime:
( ) soma.
( ) oposição.
( ) alternância.
Questão 4 – Em “— Já se vê que não posso participar da brincadeira!”, o travessão foi empregado para indicar:
( ) o começo da fala.
( ) uma pausa na fala.
( ) a continuidade da fala.
Questão 5 – Releia:
“Seus colegas não conseguiam consolá-lo e ele ficou fora.”
Nessa passagem, o vocábulo sublinhado refere-se ao:
( ) ouriço.
( ) crocodilo.
( ) castorzinho.
Questão 6 – De acordo com o texto, os animais não conseguiram encontrar uma pinça para retirar da pata do crocodilo:
( ) os espinhos.
( ) os cacos de vidro.
( ) os espinhos e os cacos de vidro.
Questão 7 – A história terminou quando:
( ) “o ouriço […] arrancou dois espinhos e com eles fez uma ótima pinça”.
( ) “o crocodilo sugeriu que brincassem de outra coisa”.
( ) “todos concordaram em inventar uma brincadeira, de que o ouriço pudesse participar”.
Questão 8 – Identifique o fragmento que contém uma opinião:
( ) “O jogo da cabra-cega havia virado mania entre os alunos.”
( ) “Agora era a vez do crocodilo ter seus olhos vendados […]”
( ) “Bem que ele merecia!”
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.