Atividade de português, dirigida aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, explora artigos definidos. Que tal analisá-los no texto sobre o Caçula? Então, responda às questões propostas!
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Artigos definidos – 8º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Artigos definidos – 8º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Artigos definidos – 8º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Caçula
O nome popular, caçula, já faz intuir ____ seu tamanho. E ele é mesmo pequenininho. Mede 6,5 centímetros e pesa 5,0 gramas. Por causa desses números, é considerado um dos menores pássaros do Brasil.
Na região amazônica, onde aparece com frequência, é até considerado comum. Visualmente, na plumagem, o caçula se assemelha a um bem-te-vi. A diferença são os olhos, grandes, que até destoam de seu tamanho.
Disponível em: <http://faunaeflora.terradagente.g1.globo.com/fauna>. (Fragmento).
Questões
Questão 1 – Complete o espaço com artigo definido:
“O nome popular, caçula, já faz intuir ____ seu tamanho.”
Questão 2 – O vocábulo, grifado no trecho “Na região amazônica, onde aparece com frequência […]”, é a contração de uma preposição com o artigo definido “a”. Identifique essa preposição:
( ) “de”.
( ) “em”.
( ) “por”.
Questão 3 – Observe:
“[…] o caçula se assemelha a um bem-te-vi.”
Pode-se afirmar que:
( ) “o” é artigo definido.
( ) “a” é artigo definido.
( ) “o” e “a” são artigos definidos.
Questão 4 – Sublinhe os artigos definidos a seguir:
“A diferença são os olhos, grandes, que até destoam de seu tamanho.”
Questão 5 – Os artigos definidos sublinhados acima indicam:
( ) o mesmo gênero.
( ) o mesmo número.
( ) gênero e número diferentes.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.