Início Série5º ano Interpretação de texto: Elefantes – 5º ano

Interpretação de texto: Elefantes – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre elefantes. Vamos conhecer melhor esses animais? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Elefantes

    Quando em perigo, os elefantes formam um círculo em que os mais fortes protegem os mais fracos. Eles são muito ligados uns aos outros, e parecem sofrer com a morte de um membro do grupo.

    Esses mamíferos possuem audição aguçada e podem facilmente detectar os passos de um camundongo.

    Suas presas pesam mais de 100 quilos.

    Um elefante come 125 quilos de plantas, capim e folhagens, e bebe 200 litros de água por dia. Sua tromba suga 10 litros de água de uma só vez.

    Esses animais são muito sociáveis. Quando cruzam suas trombas, estão dando sinais de carinho mútuo.

    […]

    A gestação do elefante é a mais longa entre os mamíferos: são 22 meses (quase dois anos!).

    Os elefantes ficam fascinados com ossadas de outros elefantes mortos. Eles passam horas admirando e explorando o material. Nunca houve nenhum registro, entretanto, da existência de um “cemitério de elefantes”, como prega o mito popular.

    […]

Marcelo Duarte. “Guia dos Curiosos”. (Com cortes e adaptações).
Disponível em: <https://www.guiadoscuriosos.com.br/animais/mamiferos/elefante/10-curiosidades-sobre-elefantes/>.

 

Questões

Questão 1 – Na passagem “Eles são muito ligados uns aos outros, e parecem sofrer com a morte de um membro do grupo.”, o autor do texto refere-se aos:

 

 

Questão 2 – O trecho “Esses mamíferos possuem audição aguçada […]” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) um argumentação.

 

Questão 3 – No segmento […] e podem facilmente detectar os passos de um camundongo.”, o verbo sublinhado poderia ser substituído por:

(     ) “apagar”.

(     ) “identificar”.

(     ) “acompanhar”.

 

Questão 4 – Observe:

“Um elefante come 125 quilos de plantas, capim e folhagens, e bebe 200 litros de água por dia.”

Nesse fragmento, o vocábulo “e” indica:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 5 – Na parte “Esses animais são muito sociáveis.”, o termo destacado foi usado para:

(     ) definir.

(     ) intensificar.

(     ) complementar.

 

Questão 6 – O ponto de exclamação, depois de “A gestação do elefante é a mais longa entre os mamíferos: são 22 meses (quase dois anos!).”, assinala em relação ao fato o sentimento de:

(     ) alívio.

(     ) medo.

(     ) admiração.

 

Questão 7 – Em “Nunca houve nenhum registro, entretanto, da existência de um ‘cemitério de elefantes’ […]”, a palavra grifada exprime uma circunstância de:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 8 – No fragmento “[…] como prega o mito popular.”, o vocábulo “como”:

(     ) introduz um exemplo.

(     ) expressa uma conformidade.

(     ) estabelece uma comparação.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário