Início Série5º ano Interpretação de texto: Ingrid Soto – 5º ano

Interpretação de texto: Ingrid Soto – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre Ingrid Soto. Desde os 9 anos, ela luta pela paz mundial e ajuda crianças refugiadas no Brasil. Vamos conhecer melhor a história dela? Então, leia o texto com atenção! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Ingrid Soto preocupa-se com refugiados

Desde os 9 anos, ela luta pela paz mundial e ajuda crianças refugiadas no Brasil.

    Ingrid Soto começou a se incomodar com a situação dos refugiados muito cedo. Aos 9 anos, escreveu a primeira música pacifista. Aos 10, enviou uma carta para a Organização das Nações Unidas querendo ajudar aqueles que precisam fugir de sua terra natal. “Como podemos ficar inertes perante a estas notícias? Eu não podia ficar sem fazer algo diante desta realidade”, contou a jovem, que mora em Valinhos (SP) e começou a cursar Filosofia.

    Em 2013, ela fez sua primeira campanha de arrecadação de brinquedos com o apoio do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR/ONU). No ano seguinte, de forma independente, organizou tudo. E, em 2015, foi a brasileira escolhida para receber a Mochila Viajante da ACNUR, uma campanha que tem o objetivo de reunir doações para as crianças que moram em campos de refugiados no Norte da África e para as que chegam no Brasil. Em duas semanas, arrecadou mais de 10 mil brinquedos! “É muito gratificante e emocionante ver o sorriso das crianças que doam e das crianças que recebem estes brinquedos e livros, é a realização de um sonho”, descreveu Ingrid.

    Desde então, a jovem cantora pacifista, como se define, organiza campanhas para arrecadar doações para crianças imigrantes e refugiadas. A jovem ativista deixou um recado para todas as crianças que têm sonhos e querem um lugar melhor para se viver. “Acreditem! Podemos unir nossa geração e mudar o mundo! Tenha certeza de que para realizar seus sonhos, você encontrará várias barreiras, mas com sabedoria e paciência saberá ultrapassá-las e assim aprenderá a dar mais valor a seus sonhos, e ir até o fim”.

Disponível em: <plenarinho.leg.br – Câmara dos Deputados>. (Com adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Releia:

 “Desde os 9 anos, ela luta pela paz mundial e ajuda crianças refugiadas no Brasil.”

Nessa passagem, o texto se refere a quem?

 

Questão 2 – O trecho “Aos 10, enviou uma carta para a Organização das Nações Unidas […]” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 3 – Em “Como podemos ficar inertes perante a estas notícias?”, o vocábulo sublinhado quer dizer:

(     ) “bem”.

(     ) “parados”.

(     ) “inconformados”.

 

Questão 4 – Grife a seguir o termo que indica a soma de fatos:

“[…] mora em Valinhos (SP) e começou a cursar Filosofia.”

 

Questão 5 – Segundo o texto, Ingrid Soto organizou, pela primeira vez de forma independente, a campanha de arrecadação de brinquedos, no ano de:

(     ) 2013.

(     ) 2014.

(     ) 2015.

 

Questão 6 – No segmento “[…] a Mochila Viajante da ACNUR, uma campanha que tem o objetivo de reunir doações para as crianças que moram em campos de refugiados […]”, a vírgula indica:

(     ) uma conclusão.

(     ) uma explicação.

(     ) uma exemplificação.

 

Questão 7 – O ponto de exclamação, usado depois de “Em duas semanas, arrecadou mais de 10 mil brinquedos!”, expressa em relação ao fato o sentimento de:

(     ) alívio.

(     ) gratidão.

(     ) admiração.

 

Questão 8 – As aspas destacam no texto:

(     ) as falas da entrevistada.

(     ) as partes mais importantes.

(     ) os fragmentos em linguagem informal.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário