Início Série5º ano Interpretação de texto: Tatu-galinha – 5º ano

Interpretação de texto: Tatu-galinha – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o tatu-galinha. Que tal conhecer melhor essa espécie de tatu? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

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Leia:

Tatu-galinha

    Senhor de uma armadura sem igual, o tatu-galinha, a exemplo de outros de sua espécie, é um sobrevivente. Caçado indiscriminadamente pelo homem, por causa de sua carne, em alguns lugares do Brasil o ritmo de crescimento de sua população está até comprometido. Esse mamífero está entre as 10 espécies mais apreendidas pelo Ibama no país.

    Embora tenha olfato apurado, ele não vê nem ouve bem. Assim, torna-se presa fácil. Possui uma característica singular, que o distingue dos demais: a fêmea sempre tem quatro (ou cinco) filhotes do mesmo sexo. A denominação científica desse fenômeno é poliembrionia.

    Fisicamente, além da carapaça tradicional, possui a cabeça alongada, olhos pequenos, orelhas grandes e cauda comprida. Bom nadador, atravessa cursos rasos d’água sem respirar, simplesmente caminhando no fundo do leito. Quando o rio é largo, não pestaneja: enche os pulmões a plena força e nada semi-imerso.

    Tem, em média, de 60 a 100 centímetros de comprimento, com um peso que varia de 3 a 10 quilos. É marrom-escuro nas costas e levemente amarelado na barriga. Costuma construir sua toca perto de árvores e arbustos, espertamente com várias entradas. Por outro lado, na época das chuvas, sofre com a lama e o alagamento completo de sua “casa”.

    Os seus hábitos de vida também variam bem. No verão, pode-se dizer, é mais ativo no crepúsculo. Já no inverno, prefere o dia (inclusive para tomar sol). Só para terminar, o nome popular “tatu” deriva do tupi. A sílaba “ta” quer dizer “dura” e “tu” refere-se a “espesso”.

 

“Terra da Gente”.
Disponível em: <http://faunaeflora.terradagente.g1.globo.com>. (Fragmento com adaptações).

 

Questões

Questão 1 – Releia:

“Caçado indiscriminadamente pelo homem, por causa de sua carne, em alguns lugares do Brasil o ritmo de crescimento de sua população está até comprometido.”

O segmento sublinhado expressa:

(     ) o motivo da caça indiscriminada.

(     ) a condição da caça indiscriminada.

(     ) a consequência da caça indiscriminada .

 

Questão 2 – Na parte “Esse mamífero está entre as 10 espécies mais apreendidas pelo Ibama no país.”, a expressão grifada:

(     ) retoma o tatu-galinha.

(     ) apresenta o tatu-galinha.

(     ) caracteriza o tatu-galinha.

 

Questão 3 – Segundo o texto, o tatu-galinha “torna-se presa fácil”, pois:

(     ) “não vê nem ouve bem”.

(     ) “atravessa cursos rasos d’água sem respirar”.

(     ) “possui uma característica singular, que o distingue dos demais”.

 

Questão 4 – Observe:

“Fisicamente, além da carapaça tradicional, possui a cabeça alongada, olhos pequenos, orelhas grandes e cauda comprida.”

Esse trecho é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 5 – Na passagem “Quando o rio é largo, não pestaneja […]”, o verbo destacado poderia ser substituído por:

(     ) “hesita”.

(     ) “se arrisca”.

(     ) “se apressa”.

 

Questão 6 – Grife a palavra que exprime modo a seguir:

“Costuma construir sua toca perto de árvores e arbustos, espertamente com várias entradas.”

 

Questão 7 – Na frase “Por outro lado, na época das chuvas, sofre com a lama e o alagamento completo de sua ‘casa’.”, o vocábulo “e” indica:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

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