Início Série5º ano Interpretação de texto: O panda-vermelho – 5º ano

Interpretação de texto: O panda-vermelho – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o panda-vermelho. Ele chega a medir um metro e 20 centímetros (somando corpo e cauda) e pesar seis quilos. Vamos conhecer melhor esse panda? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

O panda-vermelho

    O panda-vermelho ou panda-pequeno (Ailurus fulgens), como o próprio nome indica, é um mamífero pequeno que chega a medir um metro e 20 centímetros (somando corpo e cauda) e pesar seis quilos.

    “Ele vive principalmente em florestas montanhosas temperadas densas do sul da China e extremo norte de Mianmar, assim como na parte leste do Himalaia, que inclui as montanhas do Butão, norte do Nepal e extremo nordeste da Índia. A espécie tem hábitos solitários”, explica o especialista em mamíferos do Museu de Zoologia da USP, Fabio Oliveira do Nascimento.

    O panda-vermelho apresenta um rosto parcialmente branco com marcas castanho-avermelhadas abaixo dos olhos, pelagem castanho-avermelhada em boa parte do corpo, pernas e região ventral pretas e cauda longa e felpuda, com anéis alternados de castanho-avermelhado e amarelo.

    “Anteriormente o panda-vermelho já foi classificado em diferentes famílias: como integrante da família dos guaxinins e quatis (Procyonidae); com as doninhas, lontras e furões (Mustelidae); com os ursos (Ursidae); e juntamente com o panda-gigante (Ailuropoda melanoleuca) em uma família própria (Ailuropodidae). Atualmente o panda-vermelho está alocado sozinho em sua própria família, Ailuridae, enquanto o panda-gigante faz parte da família dos ursos (Ursidae)”, esclarece Nascimento.

    Apesar de pertencer a famílias distintas, os pandas compartilham semelhanças. Ambos têm hábitos alimentares parecidos, com uma dieta predominantemente à base de bambu. “Além disso, há também a presença do ‘polegar falso’, que na verdade é uma extensão do osso do pulso (osso sesamoide)”, complementa o especialista.

    No entanto, diferente do panda-gigante – que conseguiu em 2016 ser reclassificado como uma espécie “Vulnerável” na lista de espécies ameaçadas, o panda-vermelho ainda está na categoria “Em Perigo” (EN) da IUCN (“International Union for Conservation of Nature”).

    Em cativeiro, o panda-vermelho costuma acasalar de janeiro a meados de março, apresentando uma gestação entre 114 e 145 dias que, em média, resulta no nascimento de dois filhotes. A espécie chega a viver 14 anos.

Nicolle Januzzi.
“Terra da Gente”. Disponível em: <https://g1.globo.com/>.
(Com cortes e adaptações).

 

Questões

Questão 1 – Releia:

“O panda-vermelho ou panda-pequeno (Ailurus fulgens) […] é um mamífero pequeno que chega a medir um metro e 20 centímetros (somando corpo e cauda) e pesar seis quilos.”

 Nessa passagem do texto, o termo destacado indica fatos sobre o panda-vermelho, que:

(     ) se somam.

(     ) se alternam.

(     ) se contrastam.

 

Questão 2 – O trecho “O panda-vermelho apresenta um rosto parcialmente branco com marcas castanho-avermelhadas abaixo dos olhos, pelagem castanho-avermelhada […]” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 3 – Segundo o texto, o panda-vermelho faz parte atualmente da família:

(     ) Ailuropodidae.

(     ) Ailuridae.

(     ) Ursidae.

 

Questão 4 – A fala do especialista em mamíferos, entrevistado pela autora do texto, está marcada no quarto parágrafo com:

(     ) aspas.

(     ) dois-pontos.

(     ) parênteses.

 

Questão 5 – O texto revela que os pandas têm “uma dieta predominantemente à base de bambu”. Em outras palavras, eles alimentam-se:

(     ) principalmente de bambu.

(     ) exclusivamente de bambu.

(     ) ocasionalmente de bambu.

 

Questão 6 – De acordo com o texto, o panda-gigante e o panda-vermelho estão na lista de espécies ameaçadas da IUCN. Porém, eles estão em categorias diferentes. Explique:

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário