Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre as gorduras. Nesse texto, a autora responde à pergunta será que elas são tão vilãs assim? Ficou curioso (a) para saber a resposta? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Gorduras – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Gorduras – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Gorduras – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Gorduras: vilãs da saúde?
Elas parecem estar por toda parte: nos salgadinhos, sorvetes, doces, biscoitos, carnes, leite, manteiga. E todos dizem que são as inimigas da saúde e da boa forma. É claro, estamos falando das gorduras. Mas será que elas são tão vilãs assim?
A resposta depende da quantidade e do tipo de gordura que você anda comendo. Hoje em dia, as pessoas consomem uma quantidade enorme de alimentos ricos em gorduras da pior qualidade, especialmente as saturadas e as hidrogenadas. Já ouviu falar delas? Boa parte vem de produtos industrializados, como biscoitos, bolos e congelados. Outra vem de frituras, salgados e embutidos, como salame, mortadela e linguiça, e também de carnes muito gordas. Tem gente que ainda adora encher o pão de manteiga ou entope o sanduíche com maionese.
Realmente, nesse caso, as gorduras, que na medida certa são essenciais ao nosso organismo, vão se tornar vilãs, inimigas mortais, que podem levar à obesidade e a doenças do coração. Mas se, ao contrário, você optar por uma alimentação equilibrada e saudável, verá que existem até mesmo gorduras amigas, as monoinsaturadas e poli-insaturadas, presentes, por exemplo, em óleos vegetais, peixes, azeite de oliva, sementes e nozes. Essas podem e devem fazer parte do seu cardápio.
Maria Ramos.
Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=875&sid=8>.
(Fragmento).
Questões
Questão 1 – Observe:
“Elas parecem estar por toda parte: nos salgadinhos, sorvetes, doces, biscoitos, carnes […]”
Nessa passagem, a autora do texto refere-se:
Questão 2 – Em “Mas será que elas são tão vilãs assim?”, o termo grifado indica:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 3 – Na frase “A resposta depende da quantidade e do tipo de gordura que você anda comendo.”, o vocábulo sublinhado exprime:
( ) fatos que se somam.
( ) fatos que se alternam.
( ) fatos que se contrastam.
Questão 4 – Releia:
“Hoje em dia, as pessoas consomem uma quantidade enorme de alimentos ricos em gorduras da pior qualidade […]”
Localize no texto as consequências para a nossa saúde do consumo excessivo dessas gorduras:
Questão 5 – No segmento “[…] especialmente as saturadas e as hidrogenadas.”, a palavra destacada poderia ser substituída por:
( ) “principalmente”.
( ) “exclusivamente”.
( ) “apropriadamente”.
Questão 6 – No trecho “[…] como salame, mortadela e linguiça, e também de carnes muito gordas.”, o vocábulo “como” introduz:
( ) exemplos.
( ) uma causa.
( ) uma comparação.
Questão 7 – De acordo com a autora, as gorduras “amigas” da nossa saúde estão presentes em alimentos, como:
( ) “biscoitos, bolos e congelados”.
( ) “frituras, salgados e embutidos”.
( ) “óleos vegetais, peixes, azeite de oliva, sementes e nozes”.
Questão 8 – Na parte “Essas podem e devem fazer parte do seu cardápio.”, a autora:
( ) apela.
( ) orienta.
( ) ordena.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.