Início Série5º ano Interpretação de texto: Gorduras – 5º ano

Interpretação de texto: Gorduras – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre as gorduras. Nesse texto, a autora responde à pergunta será que elas são tão vilãs assim? Ficou curioso (a) para saber a resposta? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Gorduras: vilãs da saúde?

    Elas parecem estar por toda parte: nos salgadinhos, sorvetes, doces, biscoitos, carnes, leite, manteiga. E todos dizem que são as inimigas da saúde e da boa forma. É claro, estamos falando das gorduras. Mas será que elas são tão vilãs assim?

    A resposta depende da quantidade e do tipo de gordura que você anda comendo. Hoje em dia, as pessoas consomem uma quantidade enorme de alimentos ricos em gorduras da pior qualidade, especialmente as saturadas e as hidrogenadas. Já ouviu falar delas? Boa parte vem de produtos industrializados, como biscoitos, bolos e congelados. Outra vem de frituras, salgados e embutidos, como salame, mortadela e linguiça, e também de carnes muito gordas. Tem gente que ainda adora encher o pão de manteiga ou entope o sanduíche com maionese.

    Realmente, nesse caso, as gorduras, que na medida certa são essenciais ao nosso organismo, vão se tornar vilãs, inimigas mortais, que podem levar à obesidade e a doenças do coração. Mas se, ao contrário, você optar por uma alimentação equilibrada e saudável, verá que existem até mesmo gorduras amigas, as monoinsaturadas e poli-insaturadas, presentes, por exemplo, em óleos vegetais, peixes, azeite de oliva, sementes e nozes. Essas podem e devem fazer parte do seu cardápio.

Maria Ramos.
Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=875&sid=8>.
(Fragmento).

 

Questões

Questão 1 – Observe:

“Elas parecem estar por toda parte: nos salgadinhos, sorvetes, doces, biscoitos, carnes […]”

 Nessa passagem, a autora do texto refere-se:

 

Questão 2 – Em “Mas será que elas são tão vilãs assim?”, o termo grifado indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 3 – Na frase “A resposta depende da quantidade e do tipo de gordura que você anda comendo.”, o vocábulo sublinhado exprime:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 4 – Releia:

“Hoje em dia, as pessoas consomem uma quantidade enorme de alimentos ricos em gorduras da pior qualidade […]”

Localize no texto as consequências para a nossa saúde do consumo excessivo dessas gorduras:

 

Questão 5 – No segmento “[…] especialmente as saturadas e as hidrogenadas.”, a palavra destacada poderia ser substituída por:

(     ) “principalmente”.

(     ) “exclusivamente”.

(     ) “apropriadamente”.

 

Questão 6 – No trecho “[…] como salame, mortadela e linguiça, e também de carnes muito gordas.”, o vocábulo “como” introduz:

(     ) exemplos.

(     ) uma causa.

(     ) uma comparação.

 

Questão 7 – De acordo com a autora, as gorduras “amigas” da nossa saúde estão presentes em alimentos, como:

(     ) “biscoitos, bolos e congelados”.

(     ) “frituras, salgados e embutidos”.

(     ) “óleos vegetais, peixes, azeite de oliva, sementes e nozes”.

 

Questão 8 – Na parte “Essas podem e devem fazer parte do seu cardápio.”, a autora:

(     ) apela.

(     ) orienta.

(     ) ordena.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário