Início Série5º ano Interpretação de texto: Corrida de sapos – 5º ano

Interpretação de texto: Corrida de sapos – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a corrida de sapos. O objetivo era alcançar o topo de uma árvore muito alta. Será que algum sapo venceu a disputa? Vamos descobrir? Então, leia com atenção a história! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Corrida de sapos

    Um grupo de sapos resolveu organizar uma competição.

    O objetivo era alcançar o topo de uma árvore muito alta.

    Vários sapos se inscreveram para o desafio.

    Uma multidão de sapos se juntou em volta da árvore para ver a disputa. E a competição começou!

    Sinceramente, ninguém naquela multidão realmente acreditava que sapinhos tão pequenos pudessem chegar ao topo daquela enorme árvore.

    Eles gargalhavam e os desencorajavam dizendo coisas como:

    — Ah, isto é impossível!

    — Eles nunca vão chegar ao topo.

    — Eles não têm nenhuma chance. A árvore é muito alta!

    — Oh, é difícil demais!

    E os sapos começaram a cair. Um a um.

    Só alguns continuaram a subir mais e mais.

    Mas a multidão continuava a gritar:

    — É muito difícil! Ninguém vai conseguir!

    — Desistam, é impossível!

    Outros sapos se cansaram e desistiram…

    Mas um continuou a subir, a subir e a subir. Este não desistia!

    No final, depois de um grande esforço, ele foi o único a atingir o topo!

    Naturalmente, todos os outros sapos queriam saber como ele conseguiu.

    Assim que ele desceu, um dos sapos perguntou ao campeão como ele conseguiu forças para atingir o objetivo.

    Neste exato momento, aparecem os pais do sapo campeão e dizem:

    — Ele é surdo.

    O sapo campeão era um sapo surdo!

    Não dê ouvidos aos pessimistas e pessoas com pensamentos negativos. Não escute os que te desencorajam. Acredite, acima de tudo, em seu potencial.

Disponível em: <https://metaforas.com.br/2019-07-27/corrida-de-sapos.htm>. (Com adaptações).

 

Questões

Questão 1 – Releia:

“Vários sapos se inscreveram para o desafio.”

A que desafio o narrador da história se refere?

 

Questão 2 – Identifique aqueles que, de acordo com a história, riam e desencorajavam os sapinhos participantes da disputa:

 

Questão 3 – Em “Mas um continuou a subir, a subir e a subir.”, o termo grifado tem o sentido de:

(     ) “Porém”.

(     ) “Por isso”.

(     ) “Portanto”.

 

Questão 4 – O travessão foi usado, depois do trecho “Este não desistia!”, para expressar em relação ao fato o sentimento de:

(     ) alívio.

(     ) medo.

(     ) admiração.

 

Questão 5 – Na passagem “[…] todos os outros sapos queriam saber como ele conseguiu.”, o vocábulo “como” exprime:

(     ) modo.

(     ) exemplo.

(     ) comparação.

 

Questão 6 – Segundo o narrador, apenas um sapo venceu a competição. Por quê?

(     ) Porque ele era surdo.

(     ) Porque ele era esperto.

(     ) Porque ele era corajoso.

 

Questão 7 – O texto sobre a corrida de sapos tem o objetivo de:

(     ) provocar o riso.

(     ) divulgar alguma coisa.

(     ) transmitir um ensinamento.

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário