Início Série5º ano Interpretação de texto: Bichos em perigo – 5º ano

Interpretação de texto: Bichos em perigo – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre bichos em perigo. A Amazônia tem a maior diversidade de peixes de água doce do mundo. Esses animais, porém, estão ameaçados pela pesca sem controle e planejamento. Vamos entender melhor esse assunto tão sério? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Bichos em perigo

    A Amazônia tem a maior diversidade de peixes de água doce do mundo. Esses animais, porém, estão ameaçados pela pesca sem controle e planejamento. Tanto os peixes que servem de alimento como os ornamentais são pescados em grande quantidade. Mas as espécies não se reproduzem à mesma velocidade e quantidade com que são pescadas. Resultado: podem desaparecer.

    Com os animais que costumam ser caçados, ocorre algo parecido. A caça é uma atividade ilegal no Brasil desde 1967. Entretanto, uma grande parcela da população caça regularmente. Não apenas por gosto, mas porque essa é uma forma de obter alimento. Porém, quando se começa a comercializar carne obtida em caçadas é que iniciam os problemas de verdade. A quantidade de consumidores torna-se enorme e, para atendê-la, é preciso retirar um número cada vez maior de animais da natureza. Só que muitas espécies não se reproduzem em taxas compatíveis com as taxas de retiradas. Então, encontram-se ameaçadas, porque seu número diminui cada vez mais.

    Outro problema que afeta várias espécies de animais, tanto aquáticas como terrestres, é o fato de elas serem consideradas perigosas. É o que acontece com os jacarés, por exemplo. As pessoas veem nesses animais, sem qualquer justificativa real e comprovada, uma ameaça à sua vida ou a de seus familiares e resolvem, então, matá-los. Atitudes como essa, porém, podem gerar problemas sérios, como o que ocorreu com as ariranhas, abatidas entre 1950 e 1960 até quase a extinção pelo alto valor de suas peles.

    Você, agora, já tem ideia de quantas ameaças rondam a Amazônia, uma região extremamente rica e diversa, paradisíaca para biólogos e outros especialistas em meio ambiente. No entanto, não basta proteger a grande diversidade de plantas e animais ou mantê-la intocada. A Amazônia tem de ser utilizada de maneira adequada, planejada e responsável. Precisa ser conservada para o bem das pessoas que vivem ali e para o bem do país, do continente e, mesmo, do planeta.

Helder Lima de Queiroz.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 179.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – No segmento “Esses animais, porém, estão ameaçados pela pesca sem controle e planejamento.”, a que animais o texto se refere?

 

Questão 2 – No primeiro parágrafo do texto, o autor revela que os peixes de água doce da Amazônia “podem desaparecer”. Identifique o motivo:

(     ) “A Amazônia tem a maior diversidade de peixes de água doce do mundo.”

(     ) “Tanto os peixes que servem de alimento como os ornamentais são pescados […]”

(     ) “as espécies não se reproduzem à mesma velocidade e quantidade com que são pescadas”.

 

Questão 3 – Na passagem “A caça é uma atividade ilegal no Brasil desde 1967.”, a expressão sublinhada indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 4 – De acordo com o autor do texto, os problemas relacionados ao ato de caçar começam de verdade, quando se caça:

(     ) por gosto.

(     ) para conseguir alimento.

(     ) para comercializar a carne obtida.

 

Questão 5 – Em “[…] sem qualquer justificativa real e comprovada […]”, o termo grifado exprime:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 6 – No trecho “Atitudes como essa, porém, podem gerar problemas sérios, como o que ocorreu com as ariranhas […]”, o vocábulo “como” introduz:

(     ) uma causa.

(     ) um exemplo.

(     ) uma comparação.

 

Questão 7 – Releia o último parágrafo. Nessa parte do texto, o autor:

(     ) dá uma sugestão ao leitor.

(     ) busca conscientizar o leitor.

(     ) faz uma advertência ao leitor.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário