Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre as duas aranhas. Elas foram parar em um jardim ao mesmo tempo. Então começaram a discutir sobre quem tinha o direito de ali ficar. O que aconteceu a partir daí, hein? Vamos descobrir? Então, leia com atenção a história! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: As duas aranhas – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: As duas aranhas – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: As duas aranhas – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
As duas aranhas
Duas aranhas foram parar em um jardim ao mesmo tempo. Então começaram a discutir sobre quem tinha o direito de ali ficar. O tempo ia passando, sem que pudessem chegar a um acordo. Um passarinho interveio e aconselhou-as:
— O melhor é que cada uma de vocês faça a sua própria teia. E aquela que conseguir apanhar mais insetos com ela, permanecerá neste jardim.
As aranhas acharam a ideia muito divertida e razoável. Além disso, permitia que elas ganhassem seu sustento. Por isso, puseram rapidamente mãos à obra.
A primeira delas estava fazendo sua teia a toda pressa, mas incorretamente. Sua companheira trabalhava com mais calma e estava fazendo uma teia melhor. Enquanto a primeira terminou logo e começou a debochar de sua rival, essa não lhe dava a menor importância e continuava concentrada em sua tarefa.
Quando ambas as teias estavam terminadas, as duas aranhas deixaram passar algum tempo, e por fim foram ver quantos bichos tinham sido apanhados.
Na primeira delas, grande e mal-acabada, só haviam caído dois animaizinhos muito pequenos. Na segunda, mais de dez insetos se debatiam, tentando inutilmente escapar. A aranha paciente e calma tinha ganhado. Poderia ficar no jardim.
Triste, a aranha vencida afastou-se da outra. Compreendera que teria sido melhor trabalhar com mais cuidado e com mais calma. Mas já era tarde para modificar a situação. Na próxima vez, procuraria agir de outra maneira. […]
Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2018-03-29/as-duas-aranhas.htm>.
Questões
Questão 1 – Segundo o narrador, as duas aranhas começaram a discutir. Identifique o fato que motivou a discussão entre elas:
Questão 2 – Sublinhe a seguir o vocábulo que se refere às duas aranhas:
“Um passarinho interveio e aconselhou-as […]”
Questão 3 – Em “— O melhor é que cada uma de vocês faça a sua própria teia.”, o travessão:
( ) anuncia a fala do passarinho.
( ) marca o início da fala do passarinho.
( ) assinala uma pausa na fala do passarinho.
Questão 4 – Releia:
“[…] a primeira terminou logo e começou a debochar de sua rival […]”
Nessa passagem, o narrador revela ações de uma das aranhas. Essas ações:
( ) se somam.
( ) se alternam.
( ) se contrastam.
Questão 5 – No segmento “[…] por fim foram ver quantos bichos tinham sido apanhados.”, a expressão grifada indica:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 6 – No trecho “Na primeira delas, grande e mal-acabada, só haviam caído dois animaizinhos muito pequenos.”, a parte destacada é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 7 – De acordo com a história, “mais de dez insetos se debatiam, tentando inutilmente escapar” em uma das teias. Essa teia capturou mais insetos porque foi feita:
( ) com calma.
( ) com pressa.
( ) com habilidade.
Questão 8 – O texto sobre as duas aranhas tem o objetivo de:
( ) debater um assunto.
( ) fazer uma divulgação.
( ) transmitir um ensinamento.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.