Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o morcego-vermelho. Ele tem pelos avermelhados, asas compridas e estreitas, perfeitas para dar mais velocidade e agilidade no voo. Vamos conhecê-lo melhor? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O morcego-vermelho – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O morcego-vermelho – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O morcego-vermelho – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Insetos, nhac!
Ele tem pelos avermelhados, asas compridas e estreitas, perfeitas para dar mais velocidade e agilidade no voo. Gosta de sair à noite e se vier na direção do seu pescoço… Saiba que deve estar vendo algum mosquito pousado nele! O morcego-vermelho não tem hábitos parecidos com os do protagonista da história do Conde Drácula. Como a maioria dos morcegos, ele não está nem aí para o seu pescoço. Sua dieta não é de sangue, mas de insetos!
Moscas, besouros, cupins, mariposas. Esses, sim, devem temer ao morcego-vermelho. Seus dentes são adaptados a quebrar o exoesqueleto, uma camada que fica por fora do corpo dos insetos.
Como são animais ativos à noite, morcegos em geral passam o dia descansando em abrigos como ocos e folhagens das árvores, frestas em rochas e construções feitas pelo homem.
O morcego-vermelho normalmente é encontrado em pequenos grupos de 5 a 20 indivíduos. Na reprodução, a fêmea só gera um filhote a cada gestação, que dura quase três meses, sempre na primavera. Mamíferos que são, os morcegos filhotes dessa espécie mamam em sua mãe por cerca de dois meses.
O morcego-vermelho é muito sensível às mudanças no ambiente provocadas pelo homem, como o aumento da poluição, o desmatamento e a destruição das matas onde vive. Para que se conheça ainda melhor a espécie e para que haja um equilíbrio da cadeia alimentar, são de grande importância a recuperação e a proteção dos locais onde ela é encontrada.
Adriana Bocchiglieri e André Faria Mendonça.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 209.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.
Questões
Questão 1 – Releia:
“Ele tem pelos avermelhados, asas compridas e estreitas […]”
Nessa passagem do texto, os autores referem-se ao:
Questão 2 – Grife a seguir a palavra que estabelece a relação de finalidade:
“[…] perfeitas para dar mais velocidade e agilidade no voo.”
Questão 3 – Segundo o texto, o “morcego-vermelho não tem hábitos parecidos com os do protagonista da história do Conde Drácula”. Por quê?
Questão 4 – De acordo com os autores do texto, moscas, besouros, cupins e mariposas “devem temer ao morcego-vermelho”. Em outras palavras, eles devem:
( ) fugir do morcego-vermelho.
( ) ter medo do morcego-vermelho.
( ) conviver com o morcego-vermelho.
Questão 5 – Em “Seus dentes são adaptados a quebrar o exoesqueleto, uma camada que fica por fora do corpo dos insetos.”, o trecho sublinhado é:
( ) uma conclusão.
( ) uma explicação.
( ) uma exemplificação.
Questão 6 – No segmento “Como são animais ativos à noite, morcegos em geral passam o dia descansando em abrigos como ocos e folhagens das árvores […]”, o fato destacado indica:
( ) uma causa.
( ) uma condição.
( ) uma comparação.
Questão 7 – No fragmento “[…] a fêmea só gera um filhote a cada gestação, que dura quase três meses, sempre na primavera.”, o vocábulo grifado exprime:
( ) lugar.
( ) tempo.
( ) intensidade.
Questão 8 – Releia o último parágrafo. Nessa parte do texto, os autores:
( ) dão uma ordem.
( ) buscam conscientizar.
( ) expressam uma possibilidade.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.