Início Série5º ano Interpretação de texto: O pintassilgo tímido – 5º ano

Interpretação de texto: O pintassilgo tímido – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o pintassilgo tímido. Tinha tanto medo de que seus companheiros rissem dele, que nunca abria o bico, nem quando suplicavam. Vamos conhecer a história desse pintassilgo? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

O pintassilgo tímido

    Havia muita gente tímida no bosque, mas nenhum como este pobre pintassilgo de nossa história. E por tão pouca coisa! Tinha tanto medo de que seus companheiros rissem dele, que nunca abria o bico, nem quando suplicavam.

    — Não, não e não! — respondia irritado o pintassilgo. Eu sei que canto muito mal e não preciso de ter que aguentar a zombaria de vocês.

    — Não, meu amigo, ninguém vai rir de você! — dizia-lhe um pica-pau amigo dele.

    — Além disso, quem é que lhe disse que você canta mal? Certa vez eu o ouvi, quando estava distraído, e gostei muito de seus trinados! — animou-o um periquito do bosque.

    Tudo em vão. O tímido pintassilgo não se atrevia a cantar. Um dia, pousou no seu ramo um altivo rouxinol que cantava como os anjos. Sem se importar nem um pouco com o colega, o rouxinol começou a cantar suas melhores melodias.

    Ao ver que o pintassilgo não o acompanhava nos gorjeios, interrompeu o canto e perguntou:

    — Que se passa com você? Por que não canta também?

    Perturbado e cheio de vergonha, o pintassilgo confessou-lhe seus temores. Depois de pensar, o rouxinol respondeu:

    — Que você cante bem ou mal, não é assunto dos outros, mas sim seu. Preste atenção ao que vou lhe dizer: se não cantar ao menos para si próprio, você não é um pintassilgo, nem é nada, está ouvindo? Acima de tudo, você nasceu para cantar.

    Diante disso, o pintassilgo deixou-se convencer. A partir desse momento, passou a cantar como sabia e como podia, sem preocupar-se com os outros.

Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2018-03-07/o-pintassilgo-timido.htm>. (Com corte).

 

Questões

Questão 1 – Segundo o narrador, “havia muita gente tímida no bosque, mas nenhum como este pobre pintassilgo […]”. Identifique o motivo da timidez desse pintassilgo:

 

Questão 2 – Em “— Não, não e não!”, o travessão:

(     ) anuncia a fala do pintassilgo.

(     ) marca o começo da fala do pintassilgo.

(     ) indica uma pausa na fala do pintassilgo.

 

Questão 3 – Segundo o narrador, as primeiras tentativas para convencer o pintassilgo a cantar foram em vão. O que significa “em vão”?

(     ) “sem sentido”.

(     ) “sem rapidez.

(     ) “sem sucesso”.

 

Questão 4 – Na passagem “Um dia, pousou no seu ramo um altivo rouxinol que cantava como os anjos.”, o termo “como” introduz:

(     ) uma causa.

(     ) um exemplo.

(     ) uma comparação.

 

Questão 5 – Releia:

“Sem se importar nem um pouco com o colega, o rouxinol começou a cantar suas melhores melodias.”

A que colega do rouxinol a história se refere?

(     ) ao pica-pau.

(     ) ao periquito.

(     ) ao pintassilgo.

 

Questão 6 – De acordo com o narrador, o pintassilgo “passou a cantar como sabia e como podia, sem preocupar-se com os outros”. Aponte aquele que o levou a essa mudança de atitude:

(     ) um rouxinol.

(     ) um periquito.

(     ) um pica-pau.

 

Questão 7 – Qual o objetivo do texto sobre o pintassilgo?

(     ) fazer rir.

(     ) incentivar a cantar.

(     ) transmitir um ensinamento.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário