Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o pintassilgo tímido. Tinha tanto medo de que seus companheiros rissem dele, que nunca abria o bico, nem quando suplicavam. Vamos conhecer a história desse pintassilgo? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O pintassilgo tímido – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O pintassilgo tímido – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O pintassilgo tímido – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
O pintassilgo tímido
Havia muita gente tímida no bosque, mas nenhum como este pobre pintassilgo de nossa história. E por tão pouca coisa! Tinha tanto medo de que seus companheiros rissem dele, que nunca abria o bico, nem quando suplicavam.
— Não, não e não! — respondia irritado o pintassilgo. Eu sei que canto muito mal e não preciso de ter que aguentar a zombaria de vocês.
— Não, meu amigo, ninguém vai rir de você! — dizia-lhe um pica-pau amigo dele.
— Além disso, quem é que lhe disse que você canta mal? Certa vez eu o ouvi, quando estava distraído, e gostei muito de seus trinados! — animou-o um periquito do bosque.
Tudo em vão. O tímido pintassilgo não se atrevia a cantar. Um dia, pousou no seu ramo um altivo rouxinol que cantava como os anjos. Sem se importar nem um pouco com o colega, o rouxinol começou a cantar suas melhores melodias.
Ao ver que o pintassilgo não o acompanhava nos gorjeios, interrompeu o canto e perguntou:
— Que se passa com você? Por que não canta também?
Perturbado e cheio de vergonha, o pintassilgo confessou-lhe seus temores. Depois de pensar, o rouxinol respondeu:
— Que você cante bem ou mal, não é assunto dos outros, mas sim seu. Preste atenção ao que vou lhe dizer: se não cantar ao menos para si próprio, você não é um pintassilgo, nem é nada, está ouvindo? Acima de tudo, você nasceu para cantar.
Diante disso, o pintassilgo deixou-se convencer. A partir desse momento, passou a cantar como sabia e como podia, sem preocupar-se com os outros.
Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2018-03-07/o-pintassilgo-timido.htm>. (Com corte).
Questões
Questão 1 – Segundo o narrador, “havia muita gente tímida no bosque, mas nenhum como este pobre pintassilgo […]”. Identifique o motivo da timidez desse pintassilgo:
Questão 2 – Em “— Não, não e não!”, o travessão:
( ) anuncia a fala do pintassilgo.
( ) marca o começo da fala do pintassilgo.
( ) indica uma pausa na fala do pintassilgo.
Questão 3 – Segundo o narrador, as primeiras tentativas para convencer o pintassilgo a cantar foram em vão. O que significa “em vão”?
( ) “sem sentido”.
( ) “sem rapidez.
( ) “sem sucesso”.
Questão 4 – Na passagem “Um dia, pousou no seu ramo um altivo rouxinol que cantava como os anjos.”, o termo “como” introduz:
( ) uma causa.
( ) um exemplo.
( ) uma comparação.
Questão 5 – Releia:
“Sem se importar nem um pouco com o colega, o rouxinol começou a cantar suas melhores melodias.”
A que colega do rouxinol a história se refere?
( ) ao pica-pau.
( ) ao periquito.
( ) ao pintassilgo.
Questão 6 – De acordo com o narrador, o pintassilgo “passou a cantar como sabia e como podia, sem preocupar-se com os outros”. Aponte aquele que o levou a essa mudança de atitude:
( ) um rouxinol.
( ) um periquito.
( ) um pica-pau.
Questão 7 – Qual o objetivo do texto sobre o pintassilgo?
( ) fazer rir.
( ) incentivar a cantar.
( ) transmitir um ensinamento.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.