Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano e sétimo ano do ensino fundamental, com questões baseadas no texto O urso e os viajantes.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O urso e os viajantes – 6º ano e 7º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O urso e os viajantes – 6º ano e 7º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O urso e os viajantes – 6º ano e 7º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
O URSO E OS VIAJANTES
(Fábula de Esopo recontada por Ana Maria Machado)
Dois amigos iam viajando por uma estrada quando, de repente, apareceu um urso.
Antes que o animal os visse, um dos homens correu para uma árvore ao lado da estrada, pendurou-se num galho e conseguiu puxar o corpo para cima e ficar escondido entre as folhas. O outro não foi tão rápido e, como era muito pesado, não tinha forças para subir sozinho. Ficou um tempo pendurado e, ao perceber que seria impossível escapar daquela maneira, jogou-se no chão e fingiu que estava morto.
Quando o urso chegou bem perto, ficou andando em volta do homem cheirando-o por toda parte, o coitado prendeu bem a respiração e ficou imóvel, só com o coração batendo forte.
Dizem que ursos não atacam cadáveres e deve ser verdade, porque o bicho acabou desistindo, convencido de que o homem tinha mesmo morrido. Acabou indo embora.
Quando não havia mais perigo, o viajante que estava na árvore desceu. Curioso, perguntou ao outro o que é que tanto o urso lhe segredava no ouvido, quando encostara o focinho na sua orelha.
– Ah, ele estava me aconselhando a nunca mais viajar com um amigo que me deixa sozinho no primeiro sinal de perigo!
Nas horas difíceis é que conhecemos a sinceridade dos amigos.
MACHADO, Ana Maria.
O tesouro das virtudes para crianças.
Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.
Responda às questões abaixo:
1) O gênero textual do texto acima é uma fábula, marque algumas características desse gênero:
a) ( ) Narrativa de caráter real.
b) ( ) Os animais são personagens que se personificam.
c) ( ) Disseminação de valores.
d) ( ) Não existe a presença do narrador.
2) Cite as estratégias adotadas pelos amigos, para fugir do urso.
R:
3) Identifique o TEMA do texto “O URSO E OS VIAJANTES”, de Ana Maria Machado.
R:
4) No trecho “Dois amigos iam viajando por uma estrada quando, de repente, apareceu um urso.”, classifique a palavra em destaque.
R:
5) Reescreva os pares de frases, unindo-as. Para isso, empregue umas das conjunções a seguir:
Porém – E – Pois – Quando.
a) O viajante subiu rapidamente na árvore. O viajante estava com medo do urso gigante.
R:
b) Os dois viajantes pararam . Os viajantes viram o urso.
R:
c) O urso estava mesmo faminto. O urso desistiu de comer os viajantes.
R:
6) “O urso ao vê-lo, aproximou-se pouco a pouco. Porém, este animal, que não se alimenta de cadáveres, segundo dizem, começou a olhá-lo, tocá-lo: observá-lo, examiná-lo.” Reescreva o trecho abaixo, substituindo “O urso” por “Dois ursos”:
R:
7) Identifique a moral da fábula.
R:
8) Em sua opinião, qual é a função da moral da historia?
R:
9) “Ah, ele estava me aconselhando a nunca mais viajar com um amigo que me deixa sozinho no primeiro sinal de perigo!”. A palavra em destaque está no sentido conotativo ou denotativo? Explique:
R:
10) Suponha que o seu melhor amigo tenha faltado aula justamente no dia em que a professora fez o estudo do texto “O URSO E OS VIAJANTES”. Por meio do WhatsApp, ele lhe enviou uma mensagem solicitando que você enviasse uma foto do resumo do que foi estudado nesta aula.. No espaço abaixo, faça o seu resumo bem caprichado!
R:
1 comentário
Quando , 4ª questão, é conjunção temporal.