Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a raposa e a cegonha. Vamos conhecer essa história? Então, leia o texto com muita atenção! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: A raposa e a cegonha – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: A raposa e a cegonha – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: A raposa e a cegonha – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
A raposa e a cegonha
Uma raposa fez-se amiga de uma cegonha e convidou-a para jantar em sua casa. Era uma dona de casa que gostava muito de pregar peças nos outros. Resolveu, então, pregar uma peça bem grande na cegonha.
Preparou uma bela sopa de mariscos e serviu-a em dois pratos rasos. Imagine o esforço da pobre cegonha, tentando tomar a sopa, com seu bico comprido!
Depois de uma hora de grande esforço, teve que desistir e ficar sem jantar. A cegonha pediu desculpas à sua anfitriã e retirou-se para casa. Antes, porém, convidou a raposa para jantar em sua casa. Como não podia deixar de ser, ela aceitou.
Quando a convidada chegou à casa da cegonha, encontrou preparado um belo guisado de peixe, servido em duas jarras de pescoço estreito e comprido. Enquanto a cegonha introduzia seu bico sem nenhuma dificuldade até onde se encontrava o alimento, a raposa tentava em vão imitar sua amiga. Mas com seu focinho chato, nada conseguia. É claro que ficou sem jantar.
De regresso a casa, a raposa ouviu sua consciência que lhe dizia: “Não faça aos outros o que não quer que lhe façam”.
Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2018-11-11/a-raposa-e-a-cegonha.htm>.
Questões
Questão 1 – O texto acima é:
( ) um conto.
( ) uma fábula.
( ) uma reportagem.
Questão 2 – Releia:
“Era uma dona de casa que gostava muito de pregar peças nos outros.”
Nesse fragmento, o texto refere-se:
Questão 3 – De acordo com a história, a cegonha não conseguiu comer a sopa de mariscos preparada pela raposa. Por quê?
Questão 4 – Na passagem “A cegonha pediu desculpas à sua anfitriã e retirou-se para casa.”, o termo destacado indica que essas ações da cegonha:
( ) se somam.
( ) se alternam.
( ) se contrastam.
Questão 5 – No trecho “Antes, porém, convidou a raposa para jantar em sua casa.”, a palavra grifada foi usada para indicar:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 6 – Em “Como não podia deixar de ser, ela aceitou.”, o vocábulo “Como” introduz.
( ) a causa de um fato.
( ) um exemplo de um fato.
( ) uma comparação entre fatos.
Questão 7 – De acordo com o texto, a raposa “encontrou preparado um belo guisado de peixe” na casa da cegonha. Porém, ela não conseguiu saboreá-lo. Aponte o motivo:
Questão 8 – Segundo o narrador, “a raposa tentava em vão imitar sua amiga”. Em outras palavras, ela tentava:
( ) sem pressa.
( ) sem sucesso.
( ) sem entusiasmo.
Questão 9 – Identifique a moral da história:
( ) “Uma raposa fez-se amiga de uma cegonha e convidou-a para jantar em sua casa.”
( ) “Imagine o esforço da pobre cegonha, tentando tomar a sopa, com seu bico comprido!”
( ) “Não faça aos outros o que não quer que lhe façam”.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.