O cientista suíço revolucionou o modo de encarar a educação de crianças ao mostrar que elas não pensam como os adultos
Jean Piaget nasce no dia nove de agosto do ano de 1896, em Neuchâtel, na suíça. Piaget foi uma criança a frente do seu tempo, em 1907 com apenas 10 anos, publicou na revista da Sociedade dos Amigos da Natureza de Neuchâtel um artigo com estudos sobre um Pardal Branco.
Em 1915 o suíço forma-se na Universidade de Neuchâtel em biologia. Em 1918 recebe seu doutorado com sua tese sobre moluscos. Muda-se para estudar psicologia(seu foco era a psicanálise) em Zurique.
Muda-se para a França em 1919 e entra na Universidade de Paris, onde é convidado para trabalhar com testes de inteligência infantil. Em 1921 recebe o convite de Edouard Claparède (psicólogo da educação) e passa a fazer suas pesquisas em Genebra no Instituto Jean-Jacques Rousseau (destinado à formação de professores).
No ano de 1923 o suíço Jean Piaget lança “A linguagem e o pensamento da criança”, seu primeiro livro. Um ano depois ele se casa com Valentine Châtenay (sua assistente), e com ela tem três filhos: Jacqueline, Lucienne e Laureni (1925, 1927 e 1931). É com o nascimento de seus filhos que Piaget passa a observar mais de perto o desenvolvimento infantil.
Jean Piaget começa a lecionar, no ano de 1925, psicologia, historia da ciência e sociologia em Neuchâtel.
Em Genebra ele passa a ensinar história do pensamento científico em 1929. É neste mesmo ano que o Suíço assume o Gabinete Internacional de Educação, dedicado a assuntos pedagógicos.
Na década de 30 ele escreve sobre as primeiras fases do desenvolvimento infantil, em grande parte esses trabalhos são baseados na observação de seus filhos.
Em conjunto com as pesquisadoras Bärbel Inhelder e Alina Szeminska, em 1941, ele publica trabalhos sobre a formação dos conceitos matemáticos e físicos.
Em 1946, o suíço Jean Piaget participa da elaboração da Constituição da Unesco, torna-se membro do conselho executivo e subdiretor geral, responsável pelo Departamento de Educação.
O livro “Introdução à Epistemologia Genética” é publicado em 1950. Dois anos depois Piaget sucede o filosofo Merleau-Ponty, lecionando na Universidade de Sorbonne, em Paris.
Em 1955 funda em Genebra o centro Internacional de Epistemologia Genética, que tinha por finalidade realizar pesquisas interdisciplinares sobre a formação da inteligência. Em 1967 Piaget escreve “Biologia e conhecimento”.
1980 – Morre em 16 de setembro, em Genebra.
Teorias de Jean Piaget
As teorias de Jean Piaget tentam nos explicar como se desenvolve a inteligência nos seres humanos. Entre as suas teorias mais importantes temos:
- Epistemologia Genética: que é entendida como o estudo dos mecanismos do aumento dos conhecimentos.
- Estagios do Desenvolvimento: que divide o desenvolvimento infantil em Período Sensório-Motor, Período Simbólico, Período Intuitivo, Estádio operatório-concreto e Estádio operatório-formal.
- Desenvolvimento Moral: é dividido em 3 fases (anomia, heterônoma, autônoma).
Download: livro Jean Piaget
Referencias
www.psicoloucos.com
www.educarparacrescer.abril.com.br