Neste post mostraremos um pouco da biografia de Henri Wallon, para quem as emoções tem papel fundamental no desenvolvimento humano, e é com as elas que o aluno consegue expressar suas vontades e desejos.
Henri Paul Hyacinthe Wallon nasceu em Paris, França, em 1879.
Graduou-se em medicina e psicologia. Fez também filosofia.
Na Segunda Guerra atuou como médico psiquiatra.
Criou um laboratório de psicologia biológica da criança, em 1925.
Em 1929, tornou-se professor da Universidade Sorbonne e vice-presidente do Grupo Francês de Educação Nova – instituição que ajudou a revolucionar o sistema de ensino daquele país e da qual foi presidente de 1946.
Henri Wallon morreu em 1962 em Paris. A principal motivação de sua vida foi estudar as crianças e os caminhos de suas inteligencias.
Wallon via a criança como tendo emoções não só como um corpo. Os elementos básicos de suas ideias eram:
- A afetividade;
- O movimento;
- A inteligência;
- A formação do eu.
Os estágios do desenvolvimento segundo Henri Wallon são:
- Estágio impulsivo-emocional de 0 a 1 ano: estagio afetivo onde a criança desenvolve intraceptivos e afetivos
- Estágio sensório-motor e projetivo de 1 a 3 anos: investigação e exploração da realidade exterior;
- Personalismo de 3 a 6 anos: enriquecimento do eu e a construção da personalidade;
- Pensamento categorial de 6 a 11 anos: marca a diferenciação entre o eu e o mundo exterior, em que a criança aprende a perceber o que é de si e o que é do outro;
- Puberdade e adolescência: oposição sistemática ao adulto, busca diferenciar-se do adulto;