Avaliação de português – Tipos de Bullying – 7º ano

    Avaliação de língua portuguesa, voltada para estudantes do sétimo ano do ensino fundamental,  contendo atividades sobre tipos de sujeito, análise de tirinha, verbos e leitura e interpretação de texto.

    Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe este exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Avaliação

Leia a tirinha e responda às questões a seguir.

01)Nas frases – “Preparei toneladas de lasanha…”  e “Nós faremos por você!”– temos, respectivamente:

a) sujeito simples e sujeito composto

b) sujeito simples e sujeito indeterminado

c) sujeito oculto e oração sem sujeito.

d) sujeito oculto e sujeito simples.

e) sujeito composto e sujeito simples.

 

02) De acordo com a tirinha, analise as afirmações:

I.No primeiro quadrinho, a palavra “crash” é uma onomatopeia.

II.No segundo quadrinho há um verbo no modo imperativo.

III. O balão do último quadrinho é de pensamento.

É correto o que se afirma em:

a) I, apenas.

b) I, II e III.

c) III, apenas.

d) I e II, apenas.

e) I e III, apenas.

 

Observe os títulos dos livros e responda à questão a seguir

03) Nos títulos dos livros, temos os verbos – “voltar“, “existir” e “sorrir” – que se classificam, respectivamente, como:

a) transitivo direto, transitivo direto e intransitivo.

b) intransitivo, intransitivo e intransitivo.

c) transitivo direto, intransitivo e transitivo indireto.

d) intransitivo, transitivo indireto e intransitivo.

e) transitivo direto, transitivo indireto e intransitivo.

 

Texto para às questões de 04 a 06

Os 8 tipos de bullying

A agressão tem várias formas e nem sempre é evidente. Conheça as diferentes versões do bullying.

1- Físico
Inclui beliscões, socos, chutes, empurrões e afins. Aproximadamente 3% dos mais jovens pelo mundo passam por ele.

2- Verbal
É o mais comum: relatado por 13% dos estudantes. É composto de apelidos, xingamentos e provocações.

3- Escrito
Quando bilhetes, cartas, pichações, cartazes, faixas e desenhos depreciativos são usados para atacar os colegas.

4- Material
Ter seus pertences danificados, furtados ou atirados contra si faz parte da rotina de cerca de 5% das vítimas.

5- Cyberbullying
A agressão se dá por meios digitais, como e-mail, fotos, vídeos e posts e, em pouco tempo, alcança muita gente. Devido à sua rápida disseminação, hoje a ofensa online chega a ser mais impactante nos círculos escolares.

6- Moral
A tática aqui é difamar, intimidar ou caluniar imitando ou usando trejeitos próprios do alvo como armas.

7- Social
Criar rumores, ignorar, fazer pouco caso, excluir ou incentivar a exclusão com objetivo de humilhar estão entre as artimanhas.

8- Psicológico
Todos os tipos têm um componente que afeta a saúde mental, mas aqui se destaca a pressão na psique induzida por diversos meios.

 

04.Analise as orações abaixo:

I.“A agressão se dá por meios digitais…”

II.”… a ofensa online chega a ser mais impactante nos círculos escolares…”

III.”… A agressão tem várias formas e nem sempre é evidente…”

As orações acima apresentam, respectivamente:

a)sujeito simples, sujeito simples e sujeito simples.

b)sujeito simples, sujeito composto e sujeito simples.

c)sujeito simples, sujeito indeterminado e sujeito composto.

d)sujeito indeterminado, sujeito simples e sujeito simples.

e)sujeito oculto, sujeito simples e sujeito simples.

 

05.Na oração: “faixas e desenhos depreciativos são usados para atacar os colegas…” a palavra destacada tem sentido de:

a)desvalorizar

b)julgar

c)xingar

d)acalmar

e)atacar

 

06.Analise as orações abaixo:

I.”… usando trejeitos próprios do alvo como armas…”

II.”… A tática aqui é difamar, intimidar ou caluniar…”

As palavras destacadas significam, respectivamente:

a)falar mal, destrezas manuais, provocar, acusar.

b)destrezas manuais, falar mal,provocar, acusar.

c)acusar, provocar, destrezas manuais, falar mal.

d)provocar, destrezas manuais, acusar, falar mal.

e)destrezas manuais, acusar, falar mal, provocar.

 

Analise o texto abaixo:

07.No trecho – “…As melhores coisas acontecem naturalmente…” temos:

a)sujeito simples

b)sujeito composto

c)sujeito indeterminado

d)sujeito desinencial

e)oração sem sujeito

 

08.Na oração acima a palavra “naturalmente” é um advérbio de:

a) modo

b)intensidade

c)tempo

d)lugar

e)negação

Por Rosiane Fernandes 
Graduada em Letras e Pedagogia e pós-graduada em Educação Especial

Rosiane Fernandes:
Veja também: