Início Avaliações Avaliação de língua portuguesa – 5º ano

Avaliação de língua portuguesa – 5º ano

por acessaber

    Avaliação de português voltada a alunos do quinto ano do ensino fundamental, esta avaliação analisa os conhecimentos da criança em relação a: Leitura e interpretação de texto; Análise da estrutura do poema; Separação de silabas; Classificação das palavras em relação a quantidade de silabas; Adjetivos comparativos de inferioridade, de igualdade e de superioridade.

    Esta prova de língua portuguesa está disponível para download em dois formatos, em Word (modelo que pode ser modificado) e em PDF (pronto para imprimir). Estamos disponibilizando também a atividade com as respostas.

 

   Baixe esta avaliação de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Avaliação de Língua Portuguesa

 

Um é cinco, três é dez! 

Desce o morro todo dia,

é preciso trabalhar.

Na rua, no mercado,

onde o trabalho pintar!

 

Na esquina, não se aperta,

trabalhando de engraxate.

Já tem freguesia certa,

porque engraxa com arte.

 

No sinal,revende atento

as ofertas do momento.

Se faz frio,vende luva:

quando chove, guarda-chuva.

 

“_ Um é cinco,três é dez _”

repete um monte de vezes.

E o preço sai parecido

com a cara do freguês.

(Santuza Abras,BH.Formato,1998.)

 

Questões

1)    Qual é o título do texto?

 

2)    Quantos versos tem o poema?

 

3)    Quantas estrofes têm o poema?

 

4)    Do que a pessoa trabalha?

 

5)    Por que ele trabalha de tantas coisas diferentes? Justifique sua resposta.

 

6)    O que acontece a uma criança que trabalha? Cite os pontos positivos e negativos.

 

7)    Separe as silabas das palavras sublinhadas e classifique-as em: monossílaba, dissílaba, trissílaba ou polissílabas.

No sinalrevende atento

as ofertas do momento.

Sfaz frio, vende luva:

quando chove, guarda-chuva.

1-

2-

3-

4-

5-

 

8)    Leia as frases abaixo e classifique-as de acordo com o grau do adjetivo, como: comparativo de inferioridade, comparativo de superioridade ou comparativo de igualdade.

a)    Ser faxineira é tão digno quanto ser médica.

b)    O morador de rua é menos respeitado do que um político.

c)    Sua inteligência é tão desenvolvida quanto a dos outros.

d)    Joãozinho é mais educado do que os outros meninos.

 

 

Por ACESSABER

18 comentários

maria 3 de setembro - 17:55

me emcinou muitooooooooooo

Responder
maria 3 de setembro - 18:00

eee goistei

Responder
maria 3 de setembro - 18:00

como eu entediiiiii

Responder
Denise 10 de novembro - 22:18

Ajudou muito, obrigada por compartilhar!

Responder
isabelle 7 de maio - 15:46

muito legas demais vou studar muito aqui

Responder
Simone 25 de maio - 21:24

Muito bom me ajudou

Responder
Simone 25 de maio - 21:25

Muito bom me esclareceu muito

Responder
Mauricio 4 de junho - 14:38

Bem legal o texto estou estudando para prova espero que isso me ajude muito obrigado 👍🏻😎👍🏻

Responder
acessaber 11 de fevereiro - 13:58

Olá Mauricio!
Ficamos felizes por você considerar o Acessaber uma boa ferramenta para o seu estudo!
Muito legal é ter a sua presença aqui!
Volte sempre!
Equipe Acessaber.

Responder
GRAZIELA SANTOS 8 de junho - 11:07

está dificil imprimir diz que a impressora não é padrão

Responder
raquel 16 de outubro - 16:00

eu amei só vou estudar com isso

Responder
raquel 16 de outubro - 16:02

isso ajuda muito

Responder
mariana 11 de dezembro - 15:17

oi

Responder
stephany 27 de novembro - 14:27

muuuuito booom

Responder
stephany 27 de novembro - 14:28

ajuou bastante

Responder
Idália 18 de março - 14:59

Muito bom, adorei!!!

Responder
mariana 11 de dezembro - 15:15

vamos ver se vai ser bom

Responder
Stephany 23 de junho - 22:10

Ajudou muito para minha prova de amanhã

Responder

Deixe um Comentário