Início Atividades Atividade de Português: Orações coordenadas e seus possíveis empregos – 3º ano do ensino médio

Atividade de Português: Orações coordenadas e seus possíveis empregos – 3º ano do ensino médio

por André Martins

    Atividade de português a respeito de orações coordenadas para alunos do 3º ano do ensino médio.  Como é destinada ao último ano escolar, a proposta é avaliar a compreensão leitora do aluno por meio dos possíveis discursos comunicativos que as conjunções possibilitam em diversos contextos. Ajudará muito para o ENEM. 

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida. 

 

    Baixe esta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

 

ORAÇÕES COORDENADAS EM DETERMINADOS CONTEXTOS DE USO

1. Em relação ao uso da palavra “MAS”, relacione os possíveis sentidos que essa conjunção pode assumir nas frases abaixo:

a) OPOSIÇÃO               (       ) Os alunos estavam nervosos, mas a prova já ia começar.
b) REALCE                    (       ) Não só estudava, mas também trabalhava.
c) SOMA                        (       ) Chegou e disse: ─ Mas que horas serão?
d) JUSTIFICATIVA     (       ) João dormiu bastante, mas acordou bem cansado.

Leia as duas frases a seguir para responder as questões 2 e 3:
I – André é professor E é legal.
II – André é professor, MAS é legal.
III – André é professor, PORTANTO é legal.

 

2. As conjunções destacadas são na ordem em que aparecem:
a) aditiva – adversativa – conclusiva
b) aditiva – adversativa – alternativa
c) conclusiva – adversativa – aditiva
d) conclusiva – alternativa – aditiva
e) alternativa – alternativa – conclusiva

 

3. QUESTÃO-DESAFIO – Cada frase está representada por um número (I, II, III). Coloque esse número para justificar o posicionamento que cada conjunção sugere na frase:
(     ) posicionamento mais neutro e independente de ele ser professor ou não.
(     ) posicionamento negativo e preconceituoso justamente por ser professor.
(     ) posicionamento positivo e favorável justamente por ser professor.

 

Por André Tarragô Martins – professor de ensino médio e fundamental de Língua Portuguesa e Mestre em Letras na área de Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem. Além disso, é músico e jornalista. Atua em pré-vestibulares, pré-concursos, aulas particulares, elaboração de provas de concursos e é criador de conteúdo para o Portal  www.acessaber.com.br.

Deixe um Comentário