O Sistema Excretor com atividade – 4º ou 5º ano

    Atividade de ciências, para alunos do 4º ou 5º ano do, contém um texto explicativo sobre o sistema excretor e também alguams questões sobre o assunto.

    Esta atividade sobre o sistema excretor está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para imprimir em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe este exercício de ciências em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Sistema excretor

    O sistema excretor é formado por um conjunto de órgãos que filtram o sangue, produzem e excretam a urina. Ele retira do sangue os produtos finais do metabolismo celular, considerados tóxicos e conhecidos como excretas nitrogenados, levando-os para fora do organismo. O sangue recolhe esses resíduos e ao passar pelos rins é filtrado e esses resíduos são eliminados pela urina.

    O sistema excretor tem como função eliminar o excesso de substancias prejudiciais ao nosso organismo, com o objetivo de manter o equilíbrio necessário para o bom funcionamento do nosso organismo.

    Os rins funcionam como filtros, que retiram as impurezas da corrente sanguínea, nosso organismo elimina essas substancias toxicas por meio da urina e da transpiração.A urina se forma de maneira continua no rim, esse processo chama-se diurese, e se acumula na bexiga.

    A transpiração além de eliminar substancias toxicas serve também como regulador da temperatura corporal.

    Os ureteres são os tubos que ligam o bacinete de cada rim à bexiga urinária.

    A bexiga é o compartimento onde é a urina fica depositada até ser expelida, ela geralmente comporta 250 ml e é formada por músculos lisos.

    A uretra é o canal por onde a urina é eliminada, tanto homens quanto mulheres possuem a uretra. Os músculos que pressionam a uretra, controlando nossa vontade de urinar, abrindo ou fechando o canal da uretra são os esfíncteres.

    È muito importante ingerir pelo menos dois litros de água por dia, pois a água é essencial no processo de eliminação das toxina e também no processo de manter a temperatura do corpo.

 

Atividade de ciências

1) Quantos e quais são os órgãos do sistema excretor?

R.: 

 

2) Qual é a função do sistema excretor?

R.: 

 

3) Qual é o produto resultante do processo realizado no sistema excretor?

R.: 

 

4) Quais são as funções da transpiração?

R.: 

 

5) Qual é a importância de beber água e qual é a indicada para ingestão diária?

R.: 

 

Por ACESSABER

acessaber:
Veja também: