Início Atividades Atividade de português: Nível de linguagem e uso da vírgula – 2º ano do Ensino Médio

Atividade de português: Nível de linguagem e uso da vírgula – 2º ano do Ensino Médio

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português direcionada aos estudantes do segundo ano do Ensino Médio, visando à abordagem da ocorrência da vírgula e à análise do nível de linguagem (formal/informal), por meio do tocante texto “Lição de vida”.

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em PDF pronto para impressão, em modelo do Word que mode ser modificado e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desta atividade em:

 

ESCOLA:                                               DATA:

PROF:                                                   TURMA:

NOME:      

 

Leia o texto abaixo com muita atenção e, depois, responda às questões:

 

Uma lição de vida

Jorge Fernando dos Santos

    Uma coisa que sempre me comoveu (e intrigou) é a alegria da rapaziada da coleta de lixo. Dia sim, dia não, o caminhão da SLU desce a minha rua e eles fazem aquela algazarra. Quase sempre estão brincando, tirando sarro uns com os outros, sorridentes e solícitos com os moradores. Mesmo na pressa de apanhar os sacos de lixo, encontram tempo para gritar “bom dia, patrão” ou para comentar a vitória do Galo, a derrota do Cruzeiro ou vice-versa.

    Dia desses levantei de bom humor, o que nem sempre acontece nas manhãs quentes de verão. No momento em que saía de casa, vi surgir no topo da rua o grande caminhão amarelo. E eis que de sua traseira saltou um negão todo suado, com um sorriso branco no meio da cara. A vizinha do lado estava lavando o passeio, desperdiçando água como já é de costume. O sujeito limpou o suor na manga da camisa e a cumprimentou. “Será que a senhora me deixa beber um pouco d’água?”, ele perguntou sem rodeios. “Essa água não é boa”, ela disse. “Espera um pouco que eu busco água filtrada.” “Que é isso, madame? Precisa não. Água da mangueira já está bom demais.”

    Ela estendeu o jato d’água e ele se deliciou. Depois de beber boas goladas, meteu a carapinha sob a água e se refrescou. O sol no céu azul estava de arrebentar mamona e o alto da rua oscilava sob o efeito do calor. O negão agradeceu a “caridade” da minha vizinha e seguiu correndo atrás do caminhão amarelo, dentro do qual atirava os sacos de lixo apanhados no passeio.

    Na esquina de baixo, o caminhão parou, pois o condomínio em frente sempre produz muitos sacos plásticos. Quando passei pelo negão e seu companheiro, ambos atiravam sacos no triturador do caminhão. Parei na sombra de uma quaresmeira para observar o trabalho deles enquanto esperava ônibus.

    O motorista saiu da boleia com um cigarro na boca e perguntou se eu tinha fósforo. Emprestei-lhe o isqueiro e, enquanto ele acendia o seu “mata rato”, comentei: “Sempre admirei a alegria com que vocês trabalham.” O motorista soprou a fumaça, devolveu-me o isqueiro e comentou: “E por que a gente devia de ser triste?” “Não sei… Um trabalho desses não deve ser mole.” “Claro que não”, ele retrucou. “Mas duro mesmo é a vida de quem revira o lixo à procura de comida. A gente pelo menos não chegamos lá.” Em seguida, ele entrou na boleia, os dois homens de amarelo terminaram a coleta e subiram na carroceria. O caminhão arrancou e eu fiquei pensativo, enquanto esperava o “busun”.

Fonte: //umacoisaeoutra.com.br/cultura/jorge.htm

 

Questão 1 – Explique, com as suas palavras, o porquê de o texto ser intitulado “Lição de Vida”:

 

 

Questão 2 – Relacione as colunas:

Trechos do texto:

a) “Mesmo na pressa de apanhar os sacos de lixo, encontram tempo para gritar “bom dia […]”.

b) “[…] para gritar “bom dia, patrão”.

c) “Emprestei-lhe o isqueiro e, enquanto ele acendia o seu “mata rato”, comentei […]”.

d) “A vizinha do lado estava lavando o passeio, desperdiçando água como já é de costume.”.

Justificativas para o emprego da vírgula:

___ antes de gerúndio

___ inversão na ordem dos termos

___ inserção/intercalação de termos

___ para separar o vocativo

 

Questão 3 – Em “Na esquina de baixo, o caminhão parou, pois o condomínio em frente sempre produz muitos sacos plásticos.”, a palavra sublinhada poderia ser substituída por:

a) porém

b) uma vez que

c) e

d) por isso

 

Questão 4 – Assinale a alternativa que não apresenta traço da informalidade:

a) “Espera um pouco que eu busco água filtrada.”.

b) “O motorista soprou a fumaça, devolveu-me o isqueiro e comentou […]”.

c) “A gente pelo menos não chegamos lá.”.

d) “Depois de beber boas goladas, meteu a carapinha sob a água e se refrescou.”.

 

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

4 comentários

jesus pegoraro 21 de novembro - 13:39

ÓTIMO O TRABALHO!

Responder
Júlia 12 de dezembro - 12:21

Questões inteligentes.

Responder
Rosemeire Aparecida Silveira Batagin 6 de janeiro - 15:15

Que trabalho ímpar! Deus Abençoe Sempre.
P.S.: Seria interessante colocar as habilidades pedidas em cada exercícios

Responder
Denyse Lage Fonseca 7 de janeiro - 15:34

Olá, Rosimeire!

Alegra-nos o registro de sua opinião tão positiva!

Amém! Que Deus a abençoe sempre também!

Volte sempre ao “Acessaber”!

Denyse

Responder

Deixe um Comentário