Atividade de matemática: Recordes – 2º ano

    Atividade de matemática, desenvolvida para estudantes do segundo ano do ensino fundamental, com exercícios que envolvem leitura de textos sobre recordes.

    Esta atividade de matemática está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esse exercício de matemática em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Recordes

    Recorde é qualquer coisa que ultrapassa o que havia sido feito antes. Conheça alguns recordes mundiais:

 

 

 

 

Michael Phelps – Nadador norte-americano, em 2008 conquistou 8 medalhas de ouro nas Olimpíadas de Pequim.

 

 

 

 

 

Trischa Zorn – Nadadora norte-americana, conquistou 32  medalhas de ouro em Paraolimpíadas, nas competições de natação, entre 1980 e 2004.

 

 

 

 

Salto Ángel – A cacheira mais alta do mundo é Salto Ángel. Ela possui uma queda-d’água de 979 metros. Está localizada no Estado de Bolívar, na Venezuela.

 

 

 

 

 

Svetlana Pankratova – Russa, é  a mulher que possui as pernas mais compridas do mundo, com 132 cm de comprimento.

 

 

Questões

1) As pernas da russa, Svetlana Pankratova, têm mais ou menos que 1 metro de comprimento?

R.

 

2) Responda, quantas medalhas o nadador Michael Phelps, conquistou em 2008, nas olimpíadas?

R.

 

3) Responda, a cachoeira de Salto Ángel tem mais ou menos que 1000 metros de altura?

R.

 

4) A nadadora Trischa Zorn, conquistou mais ou menos medalhas  que 50 nas Paraolimpíadas?

R.

 

5) Analise, juntamente, com seu professor e colegas da sala, quantas crianças da sua altura teriam que ser colocadas uma em cima da outra para atingir a altura da cachoeira Salto Ángel: mais de 100 crianças ou menos de 100 crianças?

R.

 

6) Juntamente com seu professor, uma aluno de cada vez mede o comprimento de suas pernas. O professor anota cada medida, em centímetros, em uma tabela. Após, é só comparar esses valores para descobrir quem é o recordista da turma.

Sugestão: Professor, você poderá explorar o tema sugerindo outras categorias para que os estudantes possam descobrir quem é o recordista da turma. Por exemplo, é possível sugerir quem tem os avós mais velhos ou mais novos, quem possui o nome mais comprido, quem coleciona mais bonecas, carrinhos, figurinhas, etc.

 

Por Rosiane Fernandes Silva
Graduada em Letras e Pedagogia – Pós-graduada em Educação Especial.

Rosiane Fernandes:
Veja também: