Interpretação de texto: Azulão – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o azulão. Ele é o passarinho azul mais popular do Brasil! Vamos conhecê-lo melhor? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Azulão: o passarinho azul mais popular do Brasil

Uma ave simbólica que chama atenção pelo colorido e pela beleza singular da voz.

    O nome popular dessa ave é referente ao tom das penas do macho, já que a fêmea apresenta a plumagem castanha. De cor predominantemente azul, com partes contrastantes em tons metálicos, ele se destaca também por ter nuances em preto, e ainda um bico forte adaptado para se alimentar de grãos e sementes.

    Mas diferente do que muitos pensam, essa ave não é parente de espécies como o bigodinho e caboclinhos. Na realidade, pertence à família Cardinalidae, a mesma do sanhaçu-de-fogo e do tiê-de-bando.

    O azulão gosta de viver em ambientes mais abertos e ensolarados como bordas de mata. É comum na Caatinga, no Cerrado e também pode ser encontrado em áreas de Mata Atlântica, onde não tem uma floresta tão exuberante.

    Você sabia que existe mais de uma espécie de azulão? Em nosso território, dois parentes próximos dele são encontrados: o azulinho (Cyanoloxia glaucocaerulea) e o azulão-da-amazônia (Cyanoloxia rothschildii). É possível distinguir cada uma dessas espécies pelo canto e área de distribuição.

Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente>. (Com corte e adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Em “Uma ave simbólica que chama atenção pelo colorido e pela beleza singular da voz.”, o texto refere-se:

(     ) ao azulão.

(     ) ao tiê-de-bando.

(     ) ao sanhaçu-de-fogo.

 

Questão 2 – No segmento “O nome popular dessa ave é referente ao tom das penas do macho, já que a fêmea apresenta a plumagem castanha.”, a expressão grifada introduz:

(     ) uma causa.

(     ) uma condição.

(     ) uma consequência.

 

Questão 3 – O trecho “De cor predominantemente azul, com partes contrastantes em tons metálicos […]” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) um argumentação.

 

Questão 4 – Sublinhe a seguir o vocábulo que exprime uma finalidade:

 “[…] e ainda um bico forte adaptado para se alimentar de grãos e sementes.”

 

Questão 5 – Releia:

“O azulão gosta de viver em ambientes mais abertos e ensolarados como bordas de mata.”

Nessa parte do texto, a palavra “como”:

(     ) indica modo.

(     ) assinala um exemplo.

(     ) inicia uma comparação.

 

Questão 6 – Na passagem “[…] onde não tem uma floresta tão exuberante.”, o termo “onde” relaciona-se com:

(     ) Caatinga.

(     ) Cerrado.

(     ) Mata Atlântica.

 

Questão 7 – Em “[…] dois parentes próximos dele são encontrados: o azulinho (Cyanoloxia glaucocaerulea) e o azulão-da-amazônia (Cyanoloxia rothschildii).”, os dois-pontos:

(     ) anunciam uma citação.

(     ) anunciam uma opinião.

(     ) anunciam uma explicação.

 

Questão 8 – No fragmento “É possível distinguir cada uma dessas espécies pelo canto e área de distribuição.”, o verbo destacado quer dizer:

(     ) “admirar”.

(     ) “encontrar”.

(     ) “diferenciar”.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: