Interpretação de texto: Os dois amigos e o urso – 7º ano

    Atividade de interpretação de texto, dirigida aos alunos do sétimo ano do ensino fundamental. As variadas questões propostas visam ao estudo do reflexivo texto “Os dois amigos e o urso”. Vamos refletir e aprimorar as habilidades de leitura?

    Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Baixe este exercício de português em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

Os dois amigos e o urso

    Dois amigos caminhavam por um bosque quando, de repente, aparece um urso e começa a prossegui-los. Um dos amigos, muito assustado, trepou numa árvore. O outro, abandonado à própria sorte, jogou-se no chão, fingindo-se de morto.

    O urso ao vê-lo, aproximou-se pouco a pouco. Porém, este animal, que não se alimenta de cadáveres, segundo dizem, começou a olhá-lo, tocá-lo: observá-lo, examina-lo. Mas como nosso amigo não se movia e quase nem respirava, é abandonado pelo urso, que foi embora falando: “Está tão morto como meu bisavô”.

   Então o amigo que estava na árvore, alardeando sua amizade, desce correndo e o abraça. Comenta sobre a sorte que teve o amigo por ter saído ileso de situação tão perigosa e lhe diz:

    — Sabe, parece-me que o urso lhe disse alguma coisa no ouvido, enquanto o cheirava. Diga-me, o que foi que ele lhe disse?

    E nosso amigo responde:

    — Só uma coisa: “Retira tua amizade da pessoa que, se te vê em perigo, te abandona”.

SAMANIEGO. La Fontaine. “Fábulas”. Tradução de Ferreira Gullar. Rio de Janeiro: Revan, 1997.

 

Questões

Questão 1 – O texto lido é do gênero:

a) artigo de opinião

b) fábula

c) crônica

d) conto

 

Questão 2 – Identifique o fato que motivou a história narrada:

R:

 

Questão 3 – O clímax é aquele momento da história que gera mais tensão. Assinale-o:

a) “[…] aparece um urso e começa a prossegui-los.”

b) “Um dos amigos, muito assustado, trepou numa árvore.”

c) “O outro, abandonado à própria sorte, jogou-se no chão, fingindo-se de morto.”

d) “O urso … começou a olhá-lo, tocá-lo: observá-lo, examina-lo.”

 

Questão 4 – Diante da perseguição do urso no bosque, os dois amigos adotaram estratégias diferentes. Aponte-as:

R:

 

Questão 5 – O urso disse a um dos amigos o seguinte: “Retira tua amizade da pessoa que, se te vê em perigo, te abandona”. O que o levou a dizer essas palavras?

R:

 

Questão 6 – A fala do urso, transcrita acima, funciona como:

a) uma ordem

b) um desejo

c) um conselho

d) uma advertência

 

Questão 7 – Na parte “[…] começou a olhá-lo, tocá-lo: observá-lo, examina-lo.”, o pronome “lo” refere-se:

R:

 

Questão 8 – Há o predomínio no texto de sequências:

a) narrativas

b) descritivas

c) expositivas

d) argumentativas

 

Questão 9 – No trecho “Mas como nosso amigo não se movia e quase nem respirava […]”, os verbos em destaque exprimem ações:

a) previsíveis

b) concluídas

c) hipotéticas

d) inacabadas

 

Questão 10 – Na passagem “[…] por ter saído ileso de situação tão perigosa […]”, o termo “tão”:

a) complementa o sentido do adjetivo “perigosa”.

b) intensifica o sentido do adjetivo “perigosa”.

c) explica o sentido do adjetivo “perigosa”.

d) define o sentido do adjetivo “perigosa”.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: