Atividade de interpretação de texto, com um texto muito sensível, com questões sobre o texto “Uma das Marias. É uma atividade voltada a alunos do quarto e quinto ano do ensino fundamental.
Esta atividade de português está disponível para download em modelo do Word (que pode ser editado), em PDF (pronto para imprimir) e também a atividade respondida.
Baixe este exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Uma das Marias – 4º ou 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Uma das Marias – 4º ou 5º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Uma das Marias – 4º ou 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
ATIVIDADE DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
UMA DAS MARIAS
Um dia, Maria chegou em casa da escola, muito triste.
— O que foi? — perguntou a mãe de Maria.
Mas Maria nem quis conversa. Foi direto para o seu quarto, pegou o seu Snoopy e se atirou na cama, onde ficou deitada, emburrada.
A mãe de Maria foi ver se Maria estava com febre. Não estava. Perguntou se estava sentindo alguma coisa. Não estava. Perguntou se estava com fome. Não estava. Perguntou o que era, então.
— Nada — disse Maria.
A mãe resolveu não insistir. Deixou Maria deitada na cama, abraçada com o seu Snoopy, emburrada. Quando o pai de Maria chegou em casa do trabalho a mãe de Maria avisou:
— Melhor nem falar com ela…
Maria estava com cara de poucos amigos. Pior. Estava com cara de amigo nenhum.
Na mesa do jantar, Maria de repente falou:
— Eu não valo nada.
O pai de Maria disse:
— Em primeiro lugar, não se diz “eu não valo nada”. É “eu não valho nada”. Em segundo lugar, não é verdade.Você valhe muito. Quer dizer, vale muito.
— Não valho.
— Mas o que é isso? — disse a mãe de Maria. — Você é a nossa querida. Todos gostam de você. A mamãe, o papai, a vovó, os tios, as tias. Para nós, você é uma preciosidade.
Mas Maria não se convenceu. Disse que era igual a mil outras pessoas. A milhões de outras pessoas.
— Só na minha aula tem sete Marias!
— Querida… — começou a dizer a mãe. Mas o pai interrompeu.
— Maria — disse o pai — você sabe por que um diamante vale tanto dinheiro?
— Porque é raro. Um pedaço de vidro também é bonito. Mas o vidro se encontra em toda parte. Um diamante é difícil de encontrar. Quanto mais rara é uma coisa, mais ela vale. Você sabe por que o ouro vale tanto?
— Por quê?
— Porque tem pouquíssimo ouro no mundo. Se o ouro fosse como areia, a gente ia caminhar no ouro, ia rolar no ouro, depois ia chegar em casa e lavar o ouro do corpo para não ficar suja. Agora, imagina se em todo o mundo só existisse uma pepita de ouro.
— Ia ser a coisa mais valiosa do mundo.
— Pois é. E em todo o mundo só existe uma Maria.
— Só na minha aula são sete.
— Mas são outras Marias.
— São iguais a mim. Dois olhos, um nariz…
—Mas esta pintinha aqui nenhuma delas tem.
— É…
— Você já se deu conta que em todo mundo só existe uma você?
— Mas pai…
— Só uma. Você é uma raridade. Podem existir outras parecidas. Mas você, você mesmo, só existe uma. Se algum dia aparecer outra você na sua frente, você pode dizer: é falsa.
— Então eu sou a coisa mais valiosa do mundo.
— Olha, você deve estar valendo aí uns três trilhões…
Naquela noite a mãe de Maria passou perto do quarto dela e ouviu Maria falando com o Snoopy:
— Sabe um diamante?
Luís Fernando Veríssimo, Folha de S. Paulo, Folhinha
Interpretação de texto
1) O que fez Maria chegar tão triste da escola?
( ) A professora brigou com ela.
( ) Tirou nota ruim na prova.
( ) Ela sentia que não tinha valor.
( ) Uma amiga desprezou-a.
( ) Estava doente.
2) Como seu pai ajudou-a a sentir-se melhor?
( ) Comprou para ela uma roupa nova.
( ) Levou-a para tomar sorvete.
( ) Mostrou que ela era única.
( ) Levou-a ao shopping.
( ) Deu a ela uma presente caro.
3) Qual é o sinal de pontuação que foi utilizado no texto para introduzir os diálogos?
( ) Travessão
( ) Hífen
( ) Vírgula
( ) Aspas
( ) Reticências
4) Que substantivos o pais de Maria utilizou para mostrá-la seu valor?
( ) Bonito, precioso
( ) Raro, ouro
( ) Diamante, único
( ) Ouro, diamante
( ) Valioso, único
ANÁLISE TEXTUAL
1) Qual é o título do texto?
R:
2) Qual é o tema?
R:
3) Quem é o autor?
R:
4) Quantos parágrafos contém?
R:
5) Quantas frases existem no texto?
R:
6) Quantos e quais são os personagens?
R:
7) Qual é o gênero deste texto? Justifique sua resposta.
R: