Interpretação de texto: Uma das Marias – 4º ou 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, com um texto muito sensível, com questões sobre o texto “Uma das Marias. É uma atividade voltada a alunos do quarto e quinto ano do ensino fundamental.

    Esta atividade de português está disponível para download em modelo do Word (que pode ser editado), em PDF (pronto para imprimir) e também a atividade respondida. 

 

    Baixe este exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

ATIVIDADE DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

UMA DAS MARIAS

    Um dia, Maria chegou em casa da escola, muito triste.

    — O que foi? — perguntou a mãe de Maria.

    Mas Maria nem quis conversa. Foi direto para o seu quarto, pegou o seu Snoopy e se atirou na cama, onde ficou deitada, emburrada.

    A mãe de Maria foi ver se Maria estava com febre. Não estava. Perguntou se estava sentindo alguma coisa. Não estava. Perguntou se estava com fome. Não estava. Perguntou o que era, então.

    — Nada — disse Maria.

    A mãe resolveu não insistir. Deixou Maria deitada na cama, abraçada com o seu Snoopy, emburrada. Quando o pai de Maria chegou em casa do trabalho a mãe de Maria avisou:

    — Melhor nem falar com ela…

    Maria estava com cara de poucos amigos. Pior. Estava com cara de amigo nenhum.

    Na mesa do jantar, Maria de repente falou:

    — Eu não valo nada.

    O pai de Maria disse:

    — Em primeiro lugar, não se diz “eu não valo nada”. É “eu não valho nada”. Em segundo lugar, não é verdade.Você valhe muito. Quer dizer, vale muito.

    — Não valho.

    — Mas o que é isso? — disse a mãe de Maria. — Você é a nossa querida. Todos gostam de você. A mamãe, o papai, a vovó, os tios, as tias. Para nós, você é uma preciosidade.

    Mas Maria não se convenceu. Disse que era igual a mil outras pessoas. A milhões de outras pessoas.

    — Só na minha aula tem sete Marias!

    — Querida… — começou a dizer a mãe. Mas o pai interrompeu.

    — Maria — disse o pai — você sabe por que um diamante vale tanto dinheiro?

    — Porque é raro. Um pedaço de vidro também é bonito. Mas o vidro se encontra em toda parte. Um diamante é difícil de encontrar. Quanto mais rara é uma coisa, mais ela vale. Você sabe por que o ouro vale tanto?

    — Por quê?

    — Porque tem pouquíssimo ouro no mundo. Se o ouro fosse como areia, a gente ia caminhar no ouro, ia rolar no ouro, depois ia chegar em casa e lavar o ouro do corpo para não ficar suja. Agora, imagina se em todo o mundo só existisse uma pepita de ouro.

    — Ia ser a coisa mais valiosa do mundo.

    — Pois é. E em todo o mundo só existe uma Maria.

    — Só na minha aula são sete.

    — Mas são outras Marias.

    — São iguais a mim. Dois olhos, um nariz…

    —Mas esta pintinha aqui nenhuma delas tem.

    — É…

    — Você já se deu conta que em todo mundo só existe uma você?

    — Mas pai…

    — Só uma. Você é uma raridade. Podem existir outras parecidas. Mas você, você mesmo, só existe uma. Se algum dia aparecer outra você na sua frente, você pode dizer: é falsa.

    — Então eu sou a coisa mais valiosa do mundo.

    — Olha, você deve estar valendo aí uns três trilhões…

    Naquela noite a mãe de Maria passou perto do quarto dela e ouviu Maria falando com o Snoopy:

    — Sabe um diamante?

Luís Fernando Veríssimo, Folha de S. Paulo, Folhinha

 

Interpretação de texto

1)    O que fez Maria chegar tão triste da escola?

(     ) A professora brigou com ela.

(     ) Tirou nota ruim na prova.

(     ) Ela sentia que não tinha valor.

(     ) Uma amiga desprezou-a.

(     ) Estava doente.

 

2)    Como seu pai ajudou-a a sentir-se melhor?

(     ) Comprou para ela uma roupa nova.

(     ) Levou-a para tomar sorvete.

(     ) Mostrou que ela era única.

(     ) Levou-a ao shopping.

(     ) Deu a ela uma presente caro.

 

3)    Qual é o sinal de pontuação que foi utilizado no texto para introduzir os diálogos?

(     ) Travessão

(     ) Hífen

(     ) Vírgula

(     ) Aspas

(     ) Reticências

 

4)    Que substantivos o pais de Maria utilizou para mostrá-la seu valor?

(     ) Bonito, precioso

(     ) Raro, ouro

(     ) Diamante, único

(     ) Ouro, diamante

(     ) Valioso, único

 

 

ANÁLISE TEXTUAL

 1)    Qual é o título do texto?

R:

 

2)    Qual é o tema?

R:

 

3)    Quem é o autor?

R:

 

4)    Quantos parágrafos contém?

R:

 

5)    Quantas frases existem no texto?

R:

 

6)    Quantos e quais são os personagens?

R:

 

7)    Qual é o gênero deste texto? Justifique sua resposta.

R:

 

Por ACESSABER

acessaber:
Veja também: