Início Atividades Interpretação de texto: Uma das Marias – 4º ou 5º ano

Interpretação de texto: Uma das Marias – 4º ou 5º ano

por acessaber

    Atividade de interpretação de texto, com um texto muito sensível, com questões sobre o texto “Uma das Marias. É uma atividade voltada a alunos do quarto e quinto ano do ensino fundamental.

    Esta atividade de português está disponível para download em modelo do Word (que pode ser editado), em PDF (pronto para imprimir) e também a atividade respondida. 

 

    Baixe este exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

ATIVIDADE DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

UMA DAS MARIAS

    Um dia, Maria chegou em casa da escola, muito triste.

    — O que foi? — perguntou a mãe de Maria.

    Mas Maria nem quis conversa. Foi direto para o seu quarto, pegou o seu Snoopy e se atirou na cama, onde ficou deitada, emburrada.

    A mãe de Maria foi ver se Maria estava com febre. Não estava. Perguntou se estava sentindo alguma coisa. Não estava. Perguntou se estava com fome. Não estava. Perguntou o que era, então.

    — Nada — disse Maria.

    A mãe resolveu não insistir. Deixou Maria deitada na cama, abraçada com o seu Snoopy, emburrada. Quando o pai de Maria chegou em casa do trabalho a mãe de Maria avisou:

    — Melhor nem falar com ela…

    Maria estava com cara de poucos amigos. Pior. Estava com cara de amigo nenhum.

    Na mesa do jantar, Maria de repente falou:

    — Eu não valo nada.

    O pai de Maria disse:

    — Em primeiro lugar, não se diz “eu não valo nada”. É “eu não valho nada”. Em segundo lugar, não é verdade.Você valhe muito. Quer dizer, vale muito.

    — Não valho.

    — Mas o que é isso? — disse a mãe de Maria. — Você é a nossa querida. Todos gostam de você. A mamãe, o papai, a vovó, os tios, as tias. Para nós, você é uma preciosidade.

    Mas Maria não se convenceu. Disse que era igual a mil outras pessoas. A milhões de outras pessoas.

    — Só na minha aula tem sete Marias!

    — Querida… — começou a dizer a mãe. Mas o pai interrompeu.

    — Maria — disse o pai — você sabe por que um diamante vale tanto dinheiro?

    — Porque é raro. Um pedaço de vidro também é bonito. Mas o vidro se encontra em toda parte. Um diamante é difícil de encontrar. Quanto mais rara é uma coisa, mais ela vale. Você sabe por que o ouro vale tanto?

    — Por quê?

    — Porque tem pouquíssimo ouro no mundo. Se o ouro fosse como areia, a gente ia caminhar no ouro, ia rolar no ouro, depois ia chegar em casa e lavar o ouro do corpo para não ficar suja. Agora, imagina se em todo o mundo só existisse uma pepita de ouro.

    — Ia ser a coisa mais valiosa do mundo.

    — Pois é. E em todo o mundo só existe uma Maria.

    — Só na minha aula são sete.

    — Mas são outras Marias.

    — São iguais a mim. Dois olhos, um nariz…

    —Mas esta pintinha aqui nenhuma delas tem.

    — É…

    — Você já se deu conta que em todo mundo só existe uma você?

    — Mas pai…

    — Só uma. Você é uma raridade. Podem existir outras parecidas. Mas você, você mesmo, só existe uma. Se algum dia aparecer outra você na sua frente, você pode dizer: é falsa.

    — Então eu sou a coisa mais valiosa do mundo.

    — Olha, você deve estar valendo aí uns três trilhões…

    Naquela noite a mãe de Maria passou perto do quarto dela e ouviu Maria falando com o Snoopy:

    — Sabe um diamante?

Luís Fernando Veríssimo, Folha de S. Paulo, Folhinha

 

Interpretação de texto

1)    O que fez Maria chegar tão triste da escola?

(     ) A professora brigou com ela.

(     ) Tirou nota ruim na prova.

(     ) Ela sentia que não tinha valor.

(     ) Uma amiga desprezou-a.

(     ) Estava doente.

 

2)    Como seu pai ajudou-a a sentir-se melhor?

(     ) Comprou para ela uma roupa nova.

(     ) Levou-a para tomar sorvete.

(     ) Mostrou que ela era única.

(     ) Levou-a ao shopping.

(     ) Deu a ela uma presente caro.

 

3)    Qual é o sinal de pontuação que foi utilizado no texto para introduzir os diálogos?

(     ) Travessão

(     ) Hífen

(     ) Vírgula

(     ) Aspas

(     ) Reticências

 

4)    Que substantivos o pais de Maria utilizou para mostrá-la seu valor?

(     ) Bonito, precioso

(     ) Raro, ouro

(     ) Diamante, único

(     ) Ouro, diamante

(     ) Valioso, único

 

 

ANÁLISE TEXTUAL

 1)    Qual é o título do texto?

R:

 

2)    Qual é o tema?

R:

 

3)    Quem é o autor?

R:

 

4)    Quantos parágrafos contém?

R:

 

5)    Quantas frases existem no texto?

R:

 

6)    Quantos e quais são os personagens?

R:

 

7)    Qual é o gênero deste texto? Justifique sua resposta.

R:

 

 

Por ACESSABER

11 comentários

sombra 19 de setembro - 20:13

Otimo

Responder
Sandra 21 de abril - 18:36

Gostaria de receber o gabarito da interpretação textual “Uma das Marias” se possível.
Obrigada.

Responder
Suely Maria de Jesus Moreira 4 de março - 17:23

Gostaria de receber o gabarito do texto uma das Marias

Responder
IVONE CAMPOS 24 de março - 20:58

PORQUE NAO TEM GBARITO ESSE TEXTO

Responder
Rosângela 6 de maio - 20:53

Adorei os textos. Valeu!

Responder
Luzia Canche 16 de junho - 21:42

Boa noite,

Adoro este texto. Gostaria do gabarito.

Responder
neuza araujo valerio 16 de novembro - 12:14

Gostaria de receber em meu gmail o gabarito do texto:Uma das Marias.Desde já o meu muito obrigada.

Responder
neuza araujo valerio 16 de novembro - 12:15

Receber gabarito do texto Uma das Marias.

Responder
Cláudia Araújo 18 de junho - 13:51

Boa tarde!
Gostaria de saber qual gramático serviu como fonte para a resposta do gabarito do texto “Uma das Marias”, na questão de n. 3, que versa sobre qual sinal de pontuação utilizado para introduzir um diálogo?
Busquei vários autores de referência no assunto e em nenhum encontrei respaldo para o gabarito.
Obrigada!

Responder
Equipe Acessaber 19 de junho - 20:39

Olá Cláudia! Não é necessário consultar nenhum gramático, basta interpretar a pergunta e usar a correta hermenêutica no texto, no caso concreto a resposta correta é o travessão, pois na segunda linha do texto é utilizado para iniciar o diálogo.
Em caso de dúvidas queira por gentileza entrar em contato

Responder
Hélia 29 de outubro - 17:24

Olá! Acredito que a Claudia fez essa pergunta porque, no gabarito que vocês postaram, consta que o sinal de pontuação utilizado foi “Hífen”. No entanto, a resposta correta é Travessão.
Um abraço!

Responder

Deixe um Comentário