Interpretação de texto: A lenda do guaraná – 4º ano

    Atividade de interpretação de texto voltado a alunos do quarto ano do ensino fundamental. Esta é uma interpretação da lenda do guaraná.

    Esta atividade de português está disponível para download em dois formatos em PDF (pronto para imprimir) e em Word (modelo que pode ser modificado).

 

    Baixe este exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

GUARANÁ

    Há alguns anos atrás, aqui no Brasil existia a tribo dos Índios Maués, havia ali um casal de Índios muito jovens, que eram muito felizes, a não ser pela vontade de terem um filho. Até que certo dia a Índia engravidou para a felicidade de todos na aldeia.

    Passado alguns meses a Índia deu a luz a um lindo indiozinho, que tornou-se a alegria de todos, perto dali na mata, havia uma cobra muito má e invejosa que gostava de estragar a alegria dos outros. A mesma, não suportando ver o curumim tendo a atenção toda voltada para sí, sendo protegido por todos.

    Um dia, escondeu-se atrás de uma moita e, num descuido dos índios, o curumim afastou-se sem ninguém perceber. A perversa cobra deu um bote e picou o menino na perna.

    Ao darem pela falta do índio, saíram todos a procura dele vindo a encontrá-lo já sem vida.

    Desesperados os pais lhe tomaram nos braços e suplicaram ajuda ao deus Tupã. Este com dó de todos ordenou-lhes que tirassem-lhe os olhos do menino e enterrassem na aldeia, sendo obedecido pelo casal.

    Passaram-se quatro luas e quando os pais retornaram ao local, notaram que nascia ali uma linda planta, que foi crescendo, crescendo, crescendo…Quando já estava bem grande, a planta começou a dar frutos, foi quando todos notaram que os frutos pareciam dois olhinhos pretos, e tomaram para si que era os olhos do menino que se multiplicaram para tomar conta e proteger.

    Do caule da planta os índios fizeram vários tipos de remédios, que serviu para curar doenças e fortificar os fracos, o suco feito da planta servia para deixá-los bastante corajosos para enfrentar todos os inimigos.

 

QUESTÕES

1-    Qual é o título deste texto?

R.:

 

2-    Quantos parágrafos contém o texto?

R.:

 

3-    A qual tribo esta lenda pertence?

R.:

 

4-    Ordene os fatos abaixo na sequência em que eles acontecem na lenda.

 ( ) A planta servia para deixá-los bastante corajosos.

( ) A cobra invejosa e má mordeu o indiozinho.

( ) Um casal jovem e feliz desejava ter um filho.

( ) Tupã mandou enterrar os olhos do menino na aldeia.

( ) A índia deu a luz um lindo indiozinho.

( ) Os pais desesperados suplicaram ajuda a Tupã.

( ) A planta começou a dar frutos que pareciam dois olhinhos.

 

5-    Quem é Tupã e como ele ajuda os índios?

R.:

 

Por ACESSABER

acessaber:
Veja também: