Atividade de interpretação de texto: a boa sopa – 3º ano

    Atividade de interpretação de texto para alunos do terceiro ano do ensino fundamental. Esta interpretação é sobre o texto A boa sopa.

    Esta atividade de português está disponível para download em PDF (pronto para imprimir) e em Word (modelo que pode ser editado).

 

    Baixe este exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

A BOA SOPA

    ERA UMA VEZ UMA MOCINHA POBRE E PIEDOSA QUE VIVIA SOZINHA COM A MÃE. COMO NÃO HAVIA MAIS NADA PARA COMER NA CASA DELAS, A MENINA ENTROU NA FLORESTA EM BUSCA DE ALGUMA COISA. NA FLORESTA ELA ENCONTROU UMA MULHER IDOSA QUE TINHA CONHECIMENTO DE SUA POBREZA E LHE DEU DE PRESENTE UMA PANELINHA À QUAL ERA SUFICIENTE DIZER: “PANELINHA, COZINHE!”, PARA QUE NA MESMA HORA ELA COZINHASSE UMA EXCELENTE SOPA DE PAINÇO BEM CREMOSA; E QUANDO ALGUÉM DIZIA: “PANELINHA, PODE PARAR!”, ELA LOGO PARAVA DE FAZER A SOPA.

    A MENINA VOLTOU PARA CASA LEVANDO A PANELA E COM AQUELE PRESENTE A POBREZA DAS DUAS ACABOU, POIS MÃE E FILHA COMIAM A BOA SOPA DA PANELINHA SEMPRE QUE TINHAM VONTADE, E NA QUANTIDADE QUE QUISESSEM. UMA VEZ A MENINA HAVIA SAÍDO E A MÃE DISSE: “PANELINHA, COZINHE!”. A PANELA COZINHOU E A MÃE COMEU ATÉ FICAR SATISFEITA; QUANDO A FOME ACABOU, A MÃE QUIS QUE A PANELINHA PARASSE, MAS COMO ELA NÃO SABIA O QUE ERA PRECISO DIZER, A PANELA CONTINUOU FAZENDO A SOPA E A SOPA TRANSBORDOU, A PANELINHA CONTINUOU E A SOPA ESCORREU PELA COZINHA, ENCHEU A COZINHA, ESCORREU PELA CASA, E DEPOIS INVADIU A CASA DOS VIZINHOS, DEPOIS A RUA, E CONTINUOU SEMPRE ESCORRENDO POR TODOS OS LUGARES, COMO SE O MUNDO TODO FOSSE FICAR CHEIO DE SOPA PARA QUE NINGUÉM MAIS SENTISSE FOME.

    É, MAS O PROBLEMA É QUE NINGUÉM SABIA O QUE FAZER PARA RESOLVER A SITUAÇÃO. A RUA INTEIRA, AS OUTRAS RUAS, TUDO CHEIO DE SOPA, E QUANDO EM TODA A CIDADE SÓ TINHA SOBRADO UMA CASINHA QUE NÃO ESTAVA CHEIA DE SOPA, A MENINA VOLTOU PARA CASA E DISSE CALMAMENTE: “PANELINHA, PODE PARAR!”, E A PANELA PAROU E A ENCHENTE DE SOPA ACABOU.

    SÓ QUE TODO AQUELE QUE QUISESSE ENTRAR NA CIDADE ERA OBRIGADO A ABRIR CAMINHO COMENDO A SOPA.

FONTE: CONTOS DE GRIMM – COMPANHIA DAS LETRINHAS

 

QUESTÕES

1. QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?

R.:

 

2.QUANTOS PARÁGRAFOS EXISTEM NO TEXTO?

R.:

 

3. QUAL É O TEMA DO TEXTO?

R.:

 

4. LEIA O TRECHO ABAIXO E RESPONDA:

ERA UMA VEZ UMA MOCINHA POBRE E PIEDOSA QUE VIVIA SOZINHA COM A MÃE. COMO NÃO HAVIA MAIS NADA PARA COMER NA CASA DELAS, A MENINA ENTROU NA FLORESTA EM BUSCA DE ALGUMA COISA”.

O QUE A MENINA ESTAVA PROCURANDO? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.

R.:

 

5. A PANELINHA COZINHAVA QUANDO ERA DITO “PANELINHA COZINHE”, PORQUE ELA FAZIA ISSO? MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA.

A. ( ) A PANELINHA ERA BONDOSA.

B. ( ) A PANELINHA SABIA FAZER COMIDA.

C. ( ) A PANELINHA TINHA FOME.

D. ( ) A PANELINHA ERA MÁGICA.

 

6. QUEM ERA A MULHER IDOSA QUE A MENINA ENCONTROU?

A. ( ) UMA FADA.

B. ( ) UMA BRUXA.

C. ( ) A AVÓ DA MENINA.

D. ( ) UMA MULHER RICA.

 

7. QUE PROBLEMA A MÃE DA MOCINHA CAUSOU?

R.:

 

8. QUAL FOI O MOTIVO QUE LEVOU A MÃE DA MENINA A CAUSAR PROBLEMAS NA CIDADE

A. ( ) ELA ESTAVA COM FOME.

B. ( ) QUERIA QUE A PANELINHA COZINHASSE MUITA COMIDA.

C. ( ) NÃO SABIA O QUE ERA PRECISO DIZER À PANELINHA.

D. ( ) ELA NÃO TINHA PODERES.

 

9. COMO SE PODIA ENTRAR NA CIDADE?

R.:

 

10. QUAL É O PROBLEMA PRINCIPAL DESSA?

A. ( ) A FOME DA MENINA.

B. ( ) A COMIDA QUE ACABOU NA CASA DA MENINA.

C. ( ) A MÃE QUE NÃO SABIA FAZER A PANELA PARAR.

D. ( ) A MULHER IDOSA QUE DEU A PANELINHA.

 

Por ACESSABER

acessaber:
Veja também: