Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre Zilda Arns. Ela era médica pediatra e fez trabalhos sociais importantes na divulgação dos direitos das crianças e idosos e no combate à desnutrição e à mortalidade infantil. Vamos saber mais a respeito dessa grande brasileira? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Zilda Arns – 7º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Zilda Arns – 7º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Zilda Arns – 7º ano – Respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia com atenção o texto. Depois, responda às questões interpretativas:
Zilda Arns
Zilda Arns era médica pediatra e fez trabalhos sociais importantes na divulgação dos direitos das crianças e idosos e no combate à desnutrição e à mortalidade infantil.
Catarinense de Forquilhinha, Zilda foi a 13ª filha de uma família com 16 irmãos. Nascida em 25 de agosto de 1934, ela começou a cursar Medicina em 1953, enfrentando a resistência inicial de seu pai, que não achava a profissão adequada para uma mulher.
De 1955 a 1964, foi médica pediatra no Hospital de Crianças César Pernetta, em Curitiba. Em 1981, atuou como diretora de Saúde Materno-Infantil da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná.
Em 1983, Zilda fundou e passou a coordenar a Pastoral da Criança, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Seu trabalho foi muito importante no desenvolvimento de novas políticas públicas e na diminuição das taxas de mortalidade infantil no País.
Ela ganhou vários prêmios por sua atuação na área social. Em 2001, foi uma das indicadas ao Prêmio Nobel da Paz. E em 2002, foi declarada Heroína da Saúde Pública das Américas, título concedido pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).
Em 2008, Zilda assumiu a direção da Pastoral Internacional da Criança. Também fundou e coordenou a Pastoral da Pessoa Idosa. Seu trabalho espalhou-se por vários países, especialmente na África, América do Sul e Ásia, em benefício da população mais fragilizada pela pobreza.
Zilda Arns morreu no dia 12 de janeiro de 2010, no Haiti, durante um grande terremoto. Ela estava em Porto Príncipe, em missão humanitária, para introduzir a Pastoral da Criança naquele país.
Disponível em: <plenarinho.leg.br – Câmara dos Deputados>.
Questões
Questão 1 – Em “Zilda Arns era médica pediatra e fez trabalhos sociais importantes na divulgação dos direitos das crianças e idosos e no combate à desnutrição […]”, o texto:
( ) interpela Zilda Arns.
( ) apresenta Zilda Arns.
( ) caracteriza Zilda Arns.
Questão 2 – Segundo o texto, o pai de Zilda Arns opôs-se inicialmente ao fato de a filha cursar Medicina. Por quê?
R:
Questão 3 – Na parte “Seu trabalho foi muito importante no desenvolvimento de novas políticas públicas e na diminuição das taxas de mortalidade infantil no País.”, o vocábulo “e” indica:
( ) fatos que se somam.
( ) fatos que se alternam.
( ) fatos que se contradizem.
Questão 4 – No período “Ela ganhou vários prêmios por sua atuação na área social.”, o termo destacado exprime:
( ) causa.
( ) assunto.
( ) finalidade.
Questão 5 – De acordo com o texto, Zilda Arns “[…] fundou e coordenou a Pastoral da Pessoa Idosa.”, no ano de:
( ) 2001.
( ) 2002.
( ) 2008.
Questão 6 – No segmento “Seu trabalho espalhou-se por vários países, especialmente na África, América do Sul e Ásia […]”, a palavra sublinhada poderia ser substituída por:
( ) “paralelamente”.
( ) “principalmente”.
( ) “especificamente”.
Questão 7 – Sublinhe o pronome que retoma Zilda Arns neste fragmento do texto:
“Ela estava em Porto Príncipe, em missão humanitária, para introduzir a Pastoral da Criança naquele país.”
Questão 8 – O texto sobre Zilda Arns é:
( ) uma biografia.
( ) uma reportagem.
( ) um artigo de opinião.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.