Início Série7º ano Interpretação de texto: Xadrez – o jogo dos reis – 7º ano

Interpretação de texto: Xadrez – o jogo dos reis – 7º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada aos alunos do sétimo ano, sobre o jogo de xadrez. Você sabia que esse jogo surgiu há 1500 anos? Conheça a história do xadrez, passando pela sua criação, pelas suas transformações e pela sua popularização! Para tal, fica o convite para que você leia o texto Xadrez, o jogo dos reis, surgiu há 1500 anos! Logo após, não deixe de responder às variadas questões interpretativas propostas! Desse modo, você vai aprimorar as suas habilidades de leitura! Vamos lá?

     Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esse exercício de português:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

Xadrez, o jogo dos reis, surgiu há 1500 anos

    Peões, bispos, torres, cavalos, rainha e rei. Peças brancas e pretas organizadas num tabuleiro quadriculado. Dois jogadores bem atentos e concentrados. Jogadas calculadas, captura das peças do adversário e… xeque-mate! Você já deve saber do que estamos falando, né? De um jogo que encanta cada vez mais crianças mundo afora: o xadrez.

    Faz pouco mais de 20 anos que o xadrez se tornou popular no Brasil. Mas o jogo é muito antigo! De acordo com informações do site do Centro de Excelência de Xadrez, o jogo surgiu há aproximadamente mil e quinhentos anos, na Índia, com o nome de Chaturanga, e pouco a pouco se transformou no atual jogo de xadrez.

    As muitas guerras e a busca por novas rotas comerciais fizeram com que o xadrez fosse introduzido nos países ocidentais. Na Idade Média, o jogo passou por algumas mudanças que o conduziram à forma atual. Naquele tempo, o xadrez era praticado pela elite europeia (pelas pessoas mais ricas e poderosas da Europa), sendo chamado “jogo dos reis e rei dos jogos”.

    Com a criação da prensa móvel por Gutenberg, no século XV, tornou-se possível a impressão de livros de xadrez. Com a multiplicação desses livros, ocorreu a primeira democratização significativa do jogo. Sua segunda fase de popularização ocorreu na Europa do Leste, já no início do século XX, quando a União Soviética adotou o xadrez como complemento à educação, tornando-se uma potência nesse esporte.

    A terceira democratização iniciou-se com a revolução dos computadores e o aparecimento da Internet, na segunda metade do século XX. A partir da década de 50, ciências como a Psicologia e a Inteligência Artificial, buscando construir máquinas inteligentes, apresentaram estudos que aceleraram a produção de enxadristas (jogadores de xadrez) eletrônicos. Hoje muitos enxadristas (ou xadrezistas) de alto nível usam esses programas para treinar e se aperfeiçoar.

Disponível em: <http://www.ebc.com.br>.

 

Questões

 

Questão 1 – Identifique o assunto do texto lido:

a) as regras do jogo de xadrez.

b) a democratização do jogo de xadrez.

c) a história do jogo de xadrez.

d) o uso do jogo de xadrez na educação soviética.

 

Questão 2 – Segundo o texto, a Chaturanga surgiu:

a) “há aproximadamente mil e quinhentos anos”.

b) “no século XV”.

c) “já no início do século XX”.

d) “na segunda metade do século XX”.

 

Questão 3 – Aponte os fatos que levaram à introdução do jogo de xadrez, oriundo da Índia, nos países ocidentais.

R.

 

Questão 4 – No segmento “Naquele tempo, o xadrez era praticado pela elite europeia […]”, a expressão verbal sublinhada indica um fato:

a) previsível na vida da elite europeia naquele tempo.

b) hipotético na vida da elite europeia naquele tempo.

c) constante na vida da elite europeia naquele tempo.

d) esporádico na vida da elite europeia naquele tempo.

 

Questão 5 – De acordo com o texto, o xadrez começou a se popularizar:

a) “com a criação da prensa móvel por Gutenberg”.

b) “com a multiplicação dos livros de xadrez”.

c) “quando a União Soviética adotou o xadrez como complemento à educação”.

d) “com a revolução dos computadores e o aparecimento da Internet”.

 

Questão 6 – Localize a passagem do texto em que o autor dialoga diretamente com o leitor:

R.

 

Questão 7 – Em “Xadrez, o jogo dos reis, surgiu há 1500 anos”, a parte grifada tem a função de:

a) interpelar

b) explicar

c) complementar

d) caracterizar

 

Questão 8 – No período “Peões, bispos, torres, cavalos, rainha e rei.”, as vírgulas sinalizam:

a) a enumeração de termos que se intercalam.

b) a enumeração de termos que se alternam.

c) a enumeração de termos que se opõem.

d) a enumeração de termos que se correlacionam.

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

1 comentário

Nicolle 27 de novembro - 14:24

Cadê as respostas

Responder

Deixe um Comentário