Interpretação de texto: Voando por aí – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o livro Voando por aí. Vamos conhecer essa obra? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

Livro: Voando por aí

    Se você gosta de aves e quer aprender mais sobre o assunto, vale a pena conferir esse e-book. Diferente de um guia de campo, que é composto por fichas de espécies ordenadas segundo a classificação taxonômica, “Voando por aí” vai revelando a diversidade de aves que pode ser encontrada em um parque urbano ao mesmo tempo que discute aspectos da vida desses animais, tais como alimentação, limpeza da plumagem, cuidados com a prole, predadores… Uma leitura leve, mas sem perder o rigor científico. E que está disponível para download gratuitamente!

    Cento e noventa e uma fotografias (sim, eu contei) ilustram uma variedade de atividades realizadas pelas aves. Alguns flagrantes são muito interessantes, como um pica-pau-branco atacando um ninho de vespas (página 23), um sabiá-poca regurgitando uma semente (página 28), um socozinho utilizando um pedaço de pão como isca para peixes (página 39), um carrapateiro retirando parasitas da pele de uma capivara (página 46), uma pequena abelha forrageando nas narinas de um gavião-carijó (página 48) e o bocejo de um urutau (página 75).

    O livro é resultado de anos de estudos e centenas de horas de observações feitas pelos pesquisadores Giulia B. D’Angelo e Ivan Sazima. Na verdade, seu título completo é “Voando por aí: A história natural das aves em um parque ecológico na área urbana de Campinas, Sudeste do Brasil”. Como é uma publicação sobre aves encontradas em uma área urbana (o estudo foi feito no parque Prof. Hermógenes de Freitas Leitão Filho, próximo à Unicamp), quase todas as espécies citadas podem ser avistadas com facilidade por um observador atento.

    Giulia e Ivan também são autores do guia “Aves do Campus da Unicamp e Arredores”, em que se observa o mesmo cuidado em retratar a história natural de aves que vivem em cidades. Publicações como essas são de grande relevância, pois evidenciam a importância das áreas verdes como refúgio para a fauna silvestre urbana, muitas vezes negligenciada.

Natália Allenspach. Disponível em:
<http://apassarinhologa.com.br/livro-voando-por-ai/>.

 

Questões

Questão 1 – Na primeira frase do texto, a autora dirige-se ao leitor para:

(     ) pedir.

(     ) ordenar.

(     ) recomendar.

 

Questão 2 – O trecho “Cento e noventa e uma fotografias (sim, eu contei) ilustram uma variedade de atividades realizadas pelas aves.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 3 – Na passagem “Uma leitura leve, mas sem perder o rigor científico.”, a autora:

(     ) conta um trecho do livro.

   ) faz uma avaliação do livro.

(     ) levanta uma hipótese sobre o livro.

 

Questão 4 – No segmento “Alguns flagrantes são muito interessantes, como um pica-pau-branco atacando um ninho de vespas […]”, o termo “como” introduz:

(     ) exemplos de alguns flagrantes.

(     ) as causas de alguns flagrantes.

(     ) uma comparação entre alguns flagrantes.

 

Questão 5 – Sublinhe a seguir o vocábulo que exprime a soma de fatos:

“O livro é resultado de anos de estudos e centenas de horas de observações feitas pelos pesquisadores Giulia B. D’Angelo e Ivan Sazima.”

 

Questão 6 – Na parte “[…] quase todas as espécies citadas podem ser avistadas com facilidade por um observador atento.”, a expressão grifada indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 7 – Segundo a autora do texto, as publicações sobre aves que vivem em áreas urbanas são muito relevantes. Por quê?

 

 

Questão 8 – Pode-se concluir que o texto é:

(     ) um conto.

(     ) uma resenha.

(     ) uma reportagem.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: