Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre um vira-lata caramelo. Ele aproveita a distração do entregador e furta uma sacola de marmita. Vamos saber mais a respeito desse curioso fato? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Vira-lata caramelo – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Vira-lata caramelo – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Vira-lata caramelo – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Vira-lata caramelo rouba marmita de entregador no Pará
Cena inusitada ocorreu no município de Mocajuba, na região do Baixo Tocantins, e viralizou nas redes sociais nesta quarta-feira (14).
Um caso inusitado ocorrido no Pará viralizou nas redes sociais nesta quarta-feira (14). Imagens de câmeras de segurança mostram o momento, em que um cachorro vira-lata aproveita a distração do entregador e furta uma sacola de marmita. A cena ocorreu no último domingo (11), no município de Mocajuba, localizado na região do Baixo Tocantins.
As imagens mostram o motoqueiro chegando ao local da entrega. Ele para a moto, desce do veículo e abre a mochila onde está a marmita, e a deixa em cima da moto. O cachorro se aproxima e observa o motoqueiro. Quando o entregador se distrai ao chamar o cliente na porta da casa, uma das marmitas escorrega e cai no chão.
O cachorro caramelo, então, vem em direção à sacola e a leva com a boca. Tudo ocorre sem o entregador perceber. Até que ele volta à mochila e vê que há apenas uma marmita. Mas, nesse instante, o cãozinho já estava longe.
Tharles Costa, dono do restaurante “Delícias de Francisca”, conta que o entregador foi “furtado” ao ir até o interfone acionar o cliente. Sem saber o paradeiro da marmita, o entregador Roseilson Melo não conseguiu explicar o motivo do sumiço da refeição.
“O cliente não acreditou que a comida havia sumido. O entregador chegou aqui desnorteado, sem saber o que fazer. Afinal, ele não viu o cachorro. Decidimos ir até o local e pedir o vídeo das câmeras de segurança, foi quando vimos tudo o que aconteceu. A história viralizou e já fui contatado por gente de vários estados”, contou.
Pelas redes sociais do restaurante, o dono do estabelecimento mostra que reagiram com bom humor ao episódio. Além de publicar o vídeo do furto, eles conseguiram encontrar o “suspeito”, que foi recebido com carinho.
Arthur Sobral e Gil Sóter, g1 Pará.
Disponível em: <https://g1.globo.com/>. (Com corte). Setembro de 2022.
Questões
Questão 1 – Qual a finalidade do texto acima?
( ) noticiar um fato.
( ) contar uma história.
( ) debater um assunto.
Questão 2 – Releia:
“Um caso inusitado ocorrido no Pará viralizou nas redes sociais nesta quarta-feira (14).”
Identifique o caso a que o texto se refere:
Questão 3 – Na passagem “Ele para a moto, desce do veículo e abre a mochila onde está a marmita, e a deixa em cima da moto.”, o texto enumera ações:
( ) do cliente.
( ) do entregador.
( ) do dono do restaurante “Delícias de Francisca”.
Questão 4 – De acordo com o texto, “uma das marmitas escorrega e cai no chão”. Isso ocorre no momento em que:
( ) “o motoqueiro chega ao local da entrega”.
( ) “o cachorro se aproxima e observa o motoqueiro”.
( ) “o entregador se distrai ao chamar o cliente na porta da casa”.
Questão 5 – No trecho “O cachorro caramelo, então, vem em direção à sacola e a leva com a boca.”, o vocábulo sublinhado indica:
( ) soma.
( ) contraste.
( ) conclusão.
Questão 6 – No segmento “O entregador chegou aqui desnorteado, sem saber o que fazer.”, o termo destacado equivale a:
( ) “isso”.
( ) “tudo”.
( ) “aquilo”.
Questão 7 – Em “Pelas redes sociais do restaurante, o dono do estabelecimento mostra que reagiram com bom humor ao episódio.”, a expressão grifada revela:
( ) o lugar da reação ao episódio.
( ) o modo de reação ao episódio.
( ) o tempo de reação ao episódio.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.