Atividade de interpretação de texto, voltada a alunos do quinto ano, o texto utilizado é “A vida de uma laranjeira”.
É possível fazer o download desta atividade pronta para imprimir em PDF, modelo editável do Word e também a atividade respondida.
Baixe as atividades em:
- Word: Interpretação de texto: A vida de uma laranjeira – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: A vida de uma laranjeira – 5º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: A vida de uma laranjeira – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
A Vida de uma Laranjeira
Há alguns anos, minha mãe trouxe uma semente para casa. Era tão pequena quanto a unha de meu dedo mindinho. Minha mãe me contou que, quando crescesse, seria uma árvore grande, com muitas folhas e que a cada verão nos daria laranjas. Fiquei entusiasmado.
Queria vê-la crescer, ver suas flores e comer suas laranjas, mas mamãe me advertiu que teria que ser paciente, que as árvores não crescem de um dia para o outro.
Todos os dias, ao voltar da escola, eu sentava no pátio para ver se o pé de laranja havia crescido, mas só via a terra. Nenhum broto, nenhum galho. O tempo passou, passou e cheguei até a esquecer daquela sementinha, até que um dia lembrei que o verão chegaria e fui ver a semente. Ela havia virado um pequeno talo, com uma folha verde. Era a árvore que começava a crescer e despertar.
Minha mãe me contou que fazia tempos que a árvore crescia, mas debaixo da terra, por meio de suas raízes. Então, perguntei por qual motivo não crescia mais rápido, se não queria ser grande e forte, e minha mãe que sabe de muitas coisas, me disse:
– Esta árvore é como você, filho. Desfruta cada momento de sua vida. Primeiro foi uma semente, depois uma folha e agora um talo com folha. Dentro de alguns anos, será uma linda árvore, grande, com flores e laranjas. Ela cresce com calma, como você, que agora é um menino, mas dentro de alguns anos também será grande.
Desde este dia, todas as tardes me sento para ver a árvore crescer cada dia um pouquinho. Sento-me para vê-la crescer, pois tenho certeza que ela também me vê crescer, a cada novo dia.
Dario Levin
Questões
1) Qual é o título do texto?
R.:
2) Quem é o autor?
R.:
3) Quantos parágrafos há no texto?
R.:
4) O que a mãe do menino trouxe para casa? E para que?
R.:
5) O que o menino queria?
R.:
6) Por que a mãe disse que o menino tinha que ter paciência?
R.:
7) Por que o menino olhava todos os dias mas não via a arvore crescer?
R.:
8) Por que a mãe comparou a arvore com o filho?
R.:
9) Em que estação, segundo o texto a árvore dá frutos?
R.:
10) Você já plantou algo? O que foi? Como foi? Quanto tempo demorou para a planta começar a crescer?
R.: