Interpretação de texto: Viajante dos mares – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre uma viajantes dos mares. Que viajante será essa, hein? Vamos descobrir? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Viajante dos mares

    Você faz parte do time que considera as tartarugas bichos lentos e vagarosos, que só se deslocam por curtas distâncias? Então, não conhece a tartaruga-verde. Desde que apareceram no planeta, há cerca de 150 milhões de anos, tartarugas marinhas como essa costumam nadar longos percursos entre os continentes. Sabe por quê?

    Na época da reprodução, as fêmeas das tartarugas marinhas quase sempre retornam à praia em que nasceram. Estejam onde estiverem, anualmente ou a cada dois ou três anos, elas se deslocam até ali e fazem buracos na areia para pôr de 35 a 190 ovos. Depois, retornam à água e não tem mais contato com os seus filhotes.

    A Chelonia mydas – como os cientistas chamam a tartaruga-verde – é uma das cinco espécies de tartarugas marinhas que existem no Brasil […]

    […] Os filhotes nascem com cerca de 20 gramas e correm para o mar logo depois de saírem dos ovos. No entanto, esse é um momento perigoso, pois existem predadores em terra firme (como o caranguejo maria-farinha ou grauçá); no ar (como as gaivotas e fragatas); e na água (os tubarões, ocasionalmente). Por isso, depois que entram na água, as tartarugas marinhas recém-nascidas dirigem-se a lugares mais seguros, como os bancos de algas flutuantes em mar aberto, onde encontram alimento e abrigo.

    Quando jovem, a tartaruga-verde alimenta-se de pequenos moluscos, vermes, caramujos, medusas e águas-vivas. Porém, quando adulta, muda o cardápio e se torna vegetariana: come algas e grama marinha.

    Mas se o que você quer saber mesmo é por que a tartaruga-verde tem esse nome… […] É por causa da gordura que se acumula embaixo dela e dá a essa tartaruga um tom esverdeado.

    Por décadas, a tartaruga-verde foi caçada para servir de alimento. […] Hoje, porém, a caça desse bicho está proibida.

    Torçamos para que, com essa decisão e com os estudos que vêm sendo realizados, a situação dessa espécie mude e ela volte a ser numerosa. Afinal, quem não gosta de ver, quando está navegando ou à beira-mar, a tartaruga-verde nadando suavemente na água? Queremos ajudar a protegê-la. E você?

Carlos Frederico Duarte Rocha.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 171.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>. (Com cortes e adaptações).

 

Questões

Questão 1 – Na passagem “[…] tartarugas marinhas como essa costumam nadar longos percursos entre os continentes.”, a que tartaruga marinha o texto se refere?

 

 Questão 2 – Em “Na época da reprodução, as fêmeas das tartarugas marinhas quase sempre retornam à praia em que nasceram.”, o vocábulo grifado indica:

(     ) causa.

(     ) tempo.

(     ) intensidade.

 

Questão 3 – Aponte o predador ou os predadores da tartaruga-verde em terra firme:

(     ) “as gaivotas e fragatas”.

(     ) “os tubarões, ocasionalmente”.

(     ) “o caranguejo maria-farinha ou grauçá”.

 

Questão 4 – Segundo o texto, a tartaruga-verde se torna vegetariana quando adulta. Por isso, nessa fase de sua vida, ela alimenta-se de:

(     ) “algas e grama marinha”.

(     ) “medusas e águas-vivas”.

(     ) “pequenos moluscos, vermes, caramujos”.

 

Questão 5 – No segmento “Por décadas, a tartaruga-verde foi caçada para servir de alimento.”, o trecho sublinhado expressa:

(     ) o lugar de se caçar a tartaruga-verde.

(     ) o modo de se caçar a tartaruga-verde.

(     ) a finalidade de se caçar a tartaruga-verde.

 

Questão 6 – No fragmento “Queremos ajudar a protegê-la.”, a palavra destacada foi empregada com o objetivo de:

(     ) retomar a tartaruga-verde.

(     ) apresentar a tartaruga-verde.

(     ) caracterizar a tartaruga-verde.

 

Questão 7 – No último parágrafo do texto, o autor dirige-se ao leitor para:

(     ) criticá-lo.

(     ) adverti-lo.

(     ) conscientizá-lo.

 

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: