Interpretação de texto, “Vantagens e desvantagens dos biodegradáveis”, indicada aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Como evidencia o próprio título, o texto trata de forma explicativa de um assunto bastante importante: os produtos biodegradáveis. A atividade compõe-se de variadas questões de múltipla escolha.
Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a resposta respondida.
Baixe esta interpretação em:
- Word: Interpretação de texto: Vantagens e desvantagens dos biodegradáveis – 3º ano do ensino médio – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Vantagens e desvantagens dos biodegradáveis – 3º ano do ensino médio – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Vantagens e desvantagens dos biodegradáveis – 3º ano do ensino médio – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Vantagens e desvantagens dos biodegradáveis
O maior benefício destes materiais é a decomposição completa e bem mais rápida. Os produtos biodegradáveis contribuem para o não acúmulo de lixo no planeta. Porém, se por um lado eles contribuem para a redução de resíduos sólidos, por outro, os produtos biodegradáveis contribuem para o efeito estufa, pois, ao se degradarem eles liberam gás metano proporcional à velocidade de degradação, ou seja, quanto mais rápido o produto se decompõe mais gás ele libera no ar.
Apesar das desvantagens, os produtos biodegradáveis ainda representam vantagens ambientais sobre os produtos convencionais. Estudos mostram que produtos com agentes biodegradáveis mais lentos podem ser acondicionados em aterros sanitários e o gás proveniente da decomposição pode ser utilizado para gerar calor e energia, impactando menos o meio ambiente.
Os produtos biodegradáveis não são a melhor solução, mas, os avanços nas pesquisas podem contribuir para aprimorar as embalagens dos produtos biodegradáveis que utilizamos. Lembrando que antes do descarte é muito mais importante reduzir o consumo, dar preferência aos produtos com embalagens reutilizáveis e separar o “lixo que não é lixo” para reciclagem.
Disponível em: http://www.pensamentoverde.com.br. Acesso em: 22 de maio de 2016.
Questões
Questão 1 – Identifique o objetivo do texto:
a) Explicar sobre o processo de decomposição das embalagens plásticas.
b) Apresentar os benefícios do consumo de produtos biodegradáveis.
c) Recomendar as embalagens reutilizáveis e o descarte correto do lixo.
d) Informar que os materiais biodegradáveis contribuem com o efeito estufa.
Questão 2 – Assinale a alternativa em que se percebe a utilização da comparação:
a) “… quanto mais rápido o produto se decompõe mais gás ele libera no ar.”.
b) “… os produtos biodegradáveis ainda representam vantagens ambientais sobre os produtos …”.
c) “Os produtos biodegradáveis não são a melhor solução …”.
d) “… dar preferência aos produtos com embalagens reutilizáveis …”.
Questão 3 – O item abaixo em que o elemento destacado tem o seu valor semântico corretamente indicado nos colchetes é:
a) “… biodegradáveis contribuem para o efeito estufa, pois, ao se degradarem …”. [consequência]
b) “… à velocidade de degradação, ou seja, quanto mais rápido o produto …”. [retificação]
c) “… impactando menos o meio ambiente.” [restrição]
d) “… contribuir para aprimorar as embalagens dos produtos biodegradáveis …”. [finalidade]
Questão 4 – Em “Apesar das desvantagens, os produtos biodegradáveis ainda representam vantagens ambientais sobre os produtos convencionais.”, o termo destacado poderia ser substituído por:
a) Não obstante as
b) Em consequência das
c) Em virtude das
d) Porquanto as
Questão 5 – Em “embalagens reutilizáveis”, a parte sinalizada indica:
a) retrocesso
b) realce
c) repetição
d) congruência
Questão 6 – “Porém, se por um lado eles contribuem para a redução de resíduos sólidos …”. O termo sublinhado, que introduz o segundo período do texto, estabelece com o período anterior uma relação de:
a) causa
b) alternância
c) proporção
d) adversidade
Questão 7 – Não foi utilizado o seguinte termo para a retomada a palavra-chave “biodegradáveis”:
a) embalagens biodegradáveis
b) destes materiais
c) eles
d) produtos biodegradáveis
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
9 comentários
Excelente material! Obrigada por partilhar!
Quando faço o download do gabarito, ele não abre. POR FAVOR, ME AJUDEM, É MUITO URGENTE!!!!!
gabarito não abre ou não foi feito?
Oi, Juliana!
As respostas estão no início do post, ao lado da palavra Gabarito.
Agradecemos-lhe o interesse na atividade de interpretação de texto!
Volte sempre!
Denyse
só tem respostas até a pergunta numero 7. por que???
Oi, Rosilda!
Porque a atividade compõe-se de 7 questões.
Muito obrigada pela sua presença!
Volte sempre!
Denyse
Nao consigo abri o gabarito o que faco
Questão 6 – “Porém, se por um lado eles contribuem para a redução de resíduos sólidos …”. O termo sublinhado, que introduz o segundo período do texto, estabelece com o período anterior uma relação de:
a) causa
b) alternância
c) proporção (Esta é a resposta certa)
d) adversidade
Olá, Marzo!
Não.
Obrigada pela presença!
Volte sempre!
Denyse