Interpretação de texto: Vampiros vegetarianos nos mares – 6º ano

    Atividade de interpretação de texto, dirigida aos alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre os vampiros vegetarianos nos mares. Já ouviu falar desses “vampiros” marinhos? Não? Ficou curioso(a) para conhecê-los? Então, leia com muita atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

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Você sabia que existem “vampiros” vegetarianos nos mares?

    Conhece os poliplacóforos ou quítons? São moluscos marinhos que apresentam oito placas calcárias na região dorsal. São primos dos polvos, das lulas e dos caracóis. O que os diferencia desses seus parentes mais conhecidos é o fato de não terem olhos nem tentáculos. São, para muitos, bichos bem esquisitos, com características que lembram os fantásticos vampiros!

    Sim, sabemos que vampiros não existem. Mas os quítons são reais! E sabe por que eles são comparados aos imaginários seres da noite? É que, assim como os vampiros, eles apresentam hábito noturno. Durante o dia, se escondem embaixo do solo rochoso, fixando-se com a ajuda do pé musculoso que têm.

    O cardápio dos quítons não inclui sangue fresco, mas o que estiver grudado no solo. Seu alimento preferido são as microalgas, que eles raspam com a ajuda dá rádula, uma língua cheia de dentinhos – eis aí outra característica que rende a eles o apelido de vampiros vegetarianos dos mares.

    A poluição do ambiente, como o lançamento de lixo na praia e o esgoto escoando para o mar, aumentam as chances de que animais pouco conhecidos do litoral brasileiro, como os quítons, possam ser extintos antes que se tenham melhores informações sobre eles.

    Menos pela nossa curiosidade e mais pelo equilíbrio da vida em nosso planeta, nós, humanos, precisamos rever os nossos hábitos. Afinal, esse espaço não é mais nosso do que de outras espécies. Não é mesmo.

Mariana Tupiniquim. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 281. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – Na passagem “São moluscos marinhos que apresentam oito placas calcárias na região dorsal.”, a autora do texto refere-se:

a) aos polvos.

b) às lulas.

c) aos caracóis.

d) aos poliplacóforos ou quítons.

 

Questão 2 – Aponte uma característica que, segundo o texto, associa os quítons aos vampiros:

a) o hábito noturno.

b) a ausência de olhos.

c) o tipo de alimentação.

d) a ausência de tentáculos.

 

Questão 3 – No período “São, para muitos, bichos bem esquisitos, com características que lembram os fantásticos vampiros!”, a palavra “bem” foi usada para:

a) determinar.

b) intensificar.

c) especificar.

d) complementar.

 

Questão 4 – Na frase “Durante o dia, se escondem embaixo do solo rochoso, fixando-se com a ajuda do pé musculoso que têm.”, a expressão destacada exprime uma circunstância de:

a) meio.

b) lugar.

c) modo.

d) tempo.

 

Questão 5 – Sublinhe, no fragmento abaixo, a parte que explica o termo “rádula”:

“[…] as microalgas, que eles raspam com a ajuda dá rádula, uma língua cheia de dentinhos […]”

 

Questão 6 – No trecho “A poluição do ambiente, como o lançamento de lixo na praia e o esgoto escoando para o mar, aumentam as chances […]”, o vocábulo “como”:

a) indica as causas da poluição do ambiente.

b) introduz exemplos de poluição do ambiente.

c) assinala as consequências da poluição do ambiente.

d) estabelece uma comparação entre tipos de poluição do ambiente.

 

Questão 7 – Em “Menos pela nossa curiosidade e mais pelo equilíbrio da vida em nosso planeta, nós, humanos, precisamos rever os nossos hábitos.”, a autora do texto:

a) cita um dado.

b) expõe uma opinião.

c) narra uma situação.

d) levanta uma hipótese.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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