Início Série5º ano Interpretação de texto: Uma onça-parda – 5º ano

Interpretação de texto: Uma onça-parda – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre uma onça-parda. O felino foi capturado na garagem de uma casa no interior de Minas Gerais. Vamos nos informar a respeito desse fato? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Onça-parda é capturada em uma casa no interior de Minas

O animal é um macho adulto e pesa aproximadamente 50 kg

    Uma onça-parda, também chamada de suçuarana e leão-baio, foi capturada na garagem de uma residência na cidade de Varjão de Minas, na manhã de domingo (22/10).

    Uma equipe de bombeiros foi chamada e contou com ajuda voluntária de um médico-veterinário, com pós-graduação em Anestesiologia, e ainda com o apoio da Polícia Militar de Meio Ambiente, que traçaram estratégias para captura do animal.

    O felino era de grande porte e oferecia resistência à aproximação. Os militares disseram que foram realizadas várias tentativas de captura com materiais adequados. A preocupação era realizar a captura de forma segura para equipe no local, para o animal e para a população da cidade, já que vários populares se aglomeraram nas imediações para acompanhar os trabalhos. 

    Após cerca de três horas de operação, a equipe conseguiu sedar e capturar o animal, que depois de contido, foi colocado em um gradeado de transporte. Após capturada, foi realizada uma avaliação pelo médico-veterinário e feita a condução do felino pela Polícia Militar de Meio Ambiente ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres em Patos de Minas.

    Os bombeiros disseram que o animal era um macho adulto da espécie Puma concolor (suçuarana, onça-parda e leão-baio), pesando aproximadamente 50 kg. Ele apresentava-se debilitado com quadro de desidratação e necessitava de cuidados veterinários.

Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2023/10/23/interna_gerais,1580581/video-onca-e-capturada-em-uma-casa-no-interior-de-minas.shtml>. Acesso em: 23 de outubro de 2023. (Com corte e adaptação).

 

Questões 

Questão 1 – Qual a intenção do texto acima?

(     ) fazer um alerta.

(     ) noticiar um fato.

(     ) contar uma história.

 

Questão 2 – Na passagem “O animal era um macho adulto e pesa aproximadamente 50 kg”, o texto se refere a que animal?

 

 

Questão 3 – No fragmento “O felino era de grande porte e oferecia resistência à aproximação.”, o termo destacado assinala a ideia de:

   ) soma.

(     ) contraste.

(     ) alternância.

 

Questão 4 – Em “[…] A preocupação era realizar a captura de forma segura […]”, a parte grifada:

(     ) indica lugar.

(     ) indica modo.

(     ) indica tempo.

 

Questão 5 – No trecho “[…] já que vários populares se aglomeraram nas imediações para acompanhar os trabalhos.”, a expressão sublinhada introduz:

(     ) uma causa.

(     ) uma finalidade.

(     ) uma consequência.

 

Questão 6 – Releia:

“Após cerca de três horas de operação, a equipe conseguiu sedar e capturar o animal, que depois de contido, foi colocado em um gradeado de transporte.”

Esse segmento é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 7 – Segundo o texto, a onça-parda foi levada ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres em Patos de Minas:

(     ) por uma equipe de bombeiros.

(     ) pela Polícia Militar de Meio Ambiente.

(     ) pelo médico-veterinário, com pós-graduação em Anestesiologia.

 

Questão 8 – O texto apresenta:

(     ) citações diretas.

(     ) citações indiretas.

(     ) citações diretas e indiretas.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário