Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre uma festança na floresta. E – de repente – começou a chover convite para a tal festança. Quem convidou? Quem compareceu? Vamos saber mais a respeito desse evento na floresta? Então, leia com atenção o texto e, depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
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PROF: TURMA:
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Leia:
Uma festança na floresta
Foi assim: os animais das matas até que estavam ocupados e calmos em relação a seus deveres, pois o dever do animal é existir. Mas eis senão quando surgiu no ar um boato que logo se espalhou alvissareiro num diz-que-diz assanhado. Vinha esse boato trazido pelo canto do sabiá. Como o sabiá, a quanto se sabe, canta pelo mero prazer de cantar, ficaram os bichos em dúvida sobre se era ou não verdade.
E – de repente – começou a chover convite para a tal festança. Quem convidava não dizia quem era, mas todos desconfiaram que a ideia vinha da rainha das selvas brasileiras, a onça, mandachuva que era. Todos os bichos foram convidados, garantindo-se que na ocasião seria abolida a ferocidade. Até a mãe-coruja, que de tão séria e sábia até óculos usava, foi convidada com os seus filhotes.
Quanto às filhas do macaco, doidas para namorar e enfim casar, enfeitaram-se tanto e com tantas bugigangas que pareciam umas – é isso mesmo, pareciam umas verdadeiras macacas. E quem pensa que a cobra faltou por ser tão nojenta está enganado: apareceu fazendo salamaleques com o corpo escorregadio para chamar atenção.
A noite estava toda iluminada por milhares de vaga-lumes, pela lua silenciosa e pelas estrelas úmidas. Quanto à orquestra, fiquem certos de que era da melhor qualidade: uma turma de tucanos encarregou-se de tocar em valsa os mais belos grunhidos da mata.
Clarice Lispector. Doze lendas brasileiras. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
Questões
Questão 1 – Identifique o fato que, de acordo com a história, desencadeou a quebra da rotina dos bichos na floresta:
( ) “[…] surgiu no ar um boato que logo se espalhou alvissareiro num diz-que-diz assanhado.”
( ) “Vinha esse boato trazido pelo canto do sabiá.”
( ) “[…] ficaram os bichos em dúvida sobre se era ou não verdade.”
Questão 2 – Para os bichos da floresta, a ideia da festança partiu:
( ) do sabiá.
( ) da onça.
( ) da mãe-coruja.
Questão 3 – Em “Todos os bichos foram convidados, garantindo-se que na ocasião seria abolida a ferocidade.”, a expressão sublinhada exprime uma circunstância de:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 4 – Segundo o texto, as filhas do macaco “pareciam umas verdadeiras macacas”, pois:
( ) gostavam demais de festas na floresta.
( ) enfeitaram-se muito para a festa na floresta.
( ) desejavam encontrar um futuro marido na festa na floresta.
Questão 5 – No segmento “E quem pensa que a cobra faltou por ser tão nojenta está enganado […]”, o termo destacado foi usado para:
( ) definir uma característica da cobra.
( ) intensificar uma característica da cobra.
( ) complementar uma característica da cobra.
Questão 6 – Aponte a parte do texto em que o verbo grifado indica um fato contínuo no passado:
( ) “Quem convidava não dizia quem era […]”
( ) “[…] apareceu fazendo salamaleques com o corpo escorregadio […]”
( ) “[…]” uma turma de tucanos encarregou-se de tocar em valsa […]”
Questão 7 – Releia esta passagem do texto:
“A noite estava toda iluminada por milhares de vaga-lumes, pela lua silenciosa e pelas estrelas úmidas.”
Nessa passagem, o texto:
( ) descreve a noite em que se deu a festança na floresta.
( ) dá uma opinião sobre a noite em que se deu a festança na floresta.
( ) levanta uma hipótese sobre a noite em que se deu a festança na floresta.
Questão 8 – Predomina no texto:
( ) a narração.
( ) a descrição.
( ) a argumentação.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.