Interpretação de texto: Uma ave verde e amarela – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre uma ave verde e amarela. “[…] ela pode ser confundia com os papagaios, não fosse a sua cada mais comprida”. Que ave será essa, hein? Vamos descobrir? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas!

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ESCOLA:                                                          DATA:

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Leia: 

Uma ave verde e amarela ameaçada de extinção

    A ararajuba pertence à família Psitacideae, portanto, é parente de araras, papagaios, periquitos e jandaias. Aliás, ela pode ser confundia com os papagaios, não fosse a sua cada mais comprida.

    Ocorre apenas no Brasil e sua plumagem parece uma homenagem às cores do país: o corpo é amarelo-gema e as asas, verde-bandeira. […]

    Embora seja uma ave de beleza muito exuberante, pouco se sabe sobre seus hábitos e sua relação com o meio ambiente. Isso porque ela gosta de se embrenhar na floresta, o que dificulta a observação por parte dos pesquisadores. Sabe-se, porém, que é muito sociável, gosta de andar em grupos até durante a reprodução, que ocorre entre outubro e fevereiro.

    A ararajuba constrói seus ninhos em ocos de árvores altas, que chegam a ter até 40 metros de altura […]

    Na natureza, costuma colocar de quatro a cinco ovos, sendo que apenas dois a três filhotes sobrevivem. Os ovos são chocados por, aproximadamente, 25 dias. Depois que nascem, eles levam cerca de dois meses para voar. Alguns casais cuidam sozinhos da alimentação de seus filhotes, mas é comum que outros membros do grupo os ajudem com essa tarefa

    […]

    Ela alimenta-se, principalmente, dos frutos da maravuvuia – também chamada de dima –, mas também de outros, como o murici, a bacaba e o anani.

    As principais ameaças à existência da ararajuba são a captura de filhotes para comércio ilegal – devido à beleza da plumagem da espécie – e o desmatamento do ambiente em que vive. […]

Maria Alice S. Alves e Carlos Yamashita. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 169.
Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_169.pdf>.
(Com corte e adaptações).

 

Questões

Questão 1 – Na passagem “Aliás, ela pode ser confundia com os papagaios, não fosse a sua cada mais comprida.”, o texto refere-se à:

(     ) arara.

(     ) jandaia.

(     ) ararajuba.

 

Questão 2 – O trecho “[…] o corpo é amarelo-gema e as asas, verde-bandeira.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 3 – Segundo o texto, “[…] pouco se sabe sobre os hábitos e a relação da ararajuba com o meio ambiente”. Informe o motivo:

 

 

Questão 4 – No fragmento “Depois que nascem, eles levam cerca de dois meses para voar.”, a expressão sublinhada introduz a ideia de:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 5 – Em “[…] mas é comum que outros membros do grupo os ajudem com essa tarefa.”, o termo “os” foi usado para retomar:

(     ) os casais.

(     ) os filhotes.

(     ) outros membros do grupo.

 

Questão 6 – O texto revela que a ararajuba se alimenta especialmente dos frutos:

(     ) do murici.

(     ) da bacaba.

(     ) da maravuvuia.

 

Questão 7 – Na frase “As principais ameaças à existência da ararajuba são a captura de filhotes para comércio ilegal – devido à beleza da plumagem da espécie […]”, a parte grifada exprime:

(     ) uma causa.

(     ) uma condição.

(     ) uma consequência.

 

Questão 8 – Identifique o segmento que contém uma opinião:

(     ) “Embora seja uma ave de beleza muito exuberante […]”

(     ) “[…] é muito sociável, gosta de andar em grupos até durante a reprodução […]”

(     ) “A ararajuba constrói seus ninhos em ocos de árvores altas […]”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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