Interpretação de texto: As árvores e o machado – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre as árvores e o machado. Um lenhador foi até a floresta pedir às árvores que lhe dessem um cabo para seu machado. O que aconteceu a partir daí? Vamos descobrir? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

As árvores e o machado

    Um lenhador foi até a floresta pedir às árvores que lhe dessem um cabo para seu machado. As árvores acharam que não custava nada atender ao pedido do lenhador e na mesma hora resolveram fazer o que ele queria.

    Ficou decidido que o freixo, que era uma árvore comum e modesta, daria o que era necessário.

    Mas, assim que recebeu o que tinha pedido, o lenhador começou a atacar com seu machado tudo o que encontrava pela frente na floresta, derrubando as mais belas árvores.

    O carvalho, que só se deu conta da tragédia quando já era tarde demais para fazer alguma coisa, cochichou para o cedro:

    — Foi um erro atender ao primeiro pedido que ele fez. Por que fomos sacrificar nosso humilde vizinho? Se não tivéssemos feito isso, quem sabe viveríamos muitos e muitos anos!

    […]

Esopo. Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2004-02-28/as-arvores-e-o-machado.htm>.
(Com corte e adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Qual a intenção do texto lido?

(     ) fazer um apelo.

(     ) debater um assunto.

(     ) transmitir um ensinamento.

 

Questão 2 – Segundo o texto, o que o lenhador pediu às árvores?

 

 

Questão 3 – Em “As árvores acharam que não custava nada atender ao pedido do lenhador e na mesma hora resolveram fazer o que ele queria.”, o vocábulo sublinhado indica:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 4 – No trecho “Ficou decidido que o freixo, que era uma árvore comum e modesta, daria o que era necessário.”, a parte entre vírgulas:

(     ) chama o freixo.

(     ) retoma o freixo.

(     ) apresenta o freixo.

 

Questão 5 – Na passagem “[…] daria o que era necessário.”, o termo grifado tem o sentido de:

(     ) “isso”.

(     ) “aquilo”.

(     ) “aquele”.

 

Questão 6 – Releia:

“Mas, assim que recebeu o que tinha pedido, o lenhador começou a atacar com seu machado tudo o que encontrava pela frente na floresta, derrubando as mais belas árvores.”

Esse fragmento é:

(     ) o início da história.

(     ) o clímax da história.

(     ) o desfecho da história.

 

Questão 7 – O segmento “[…] só se deu conta da tragédia quando já era tarde demais para fazer alguma coisa […]” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 8 – Observe:

“— Foi um erro atender ao primeiro pedido que ele fez. Por que fomos sacrificar nosso humilde vizinho? Se não tivéssemos feito isso, quem sabe viveríamos muitos e muitos anos!”

O travessão marca o começo da fala:

(     ) do cedro.

(     ) do freixo.

(     ) do carvalho.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: