Interpretação de texto: Charles Darwin – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre Charles Darwin. Chamado por muitos de Pai da Biologia, esse cientista inglês revolucionou o pensamento da humanidade com a sua Teoria da Evolução. Que tal conhecer melhor a história dele? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Charles Darwin

    Chamado por muitos de Pai da Biologia, esse cientista inglês revolucionou o pensamento da humanidade com a sua Teoria da Evolução.

    Em seu livro “A Origem das Espécies”, publicado em 1859, Darwin explica a evolução por meio do processo da seleção natural: indivíduos com características favoráveis viveriam mais e conseguiriam deixar mais descendentes. A persistência dessas características ao longo do tempo acabaria modificando de forma permanente uma determinada espécie.

    O cientista viajou durante quatro anos e nove meses, a bordo do navio Beagle, aproveitando para reunir dados e tentar comprovar sua teoria. Chegou a visitar o Brasil, o Chile, as Ilhas de Cocos, o continente africano e muitos outros países.

    Darwin morreu em 1882, ainda trabalhando sobre diferentes aspectos de sua teoria. Continua sendo muito respeitado até hoje!

“Plenarinho”. Disponível em: <plenarinho.leg.br – Câmara dos Deputados>.
Acesso em: 04 de agosto de 2023.

 

Questões

Questão 1 – Pode-se afirmar que o texto acima é:

(     ) uma biografia.

(     ) uma reportagem.

(     ) um artigo científico.

 

Questão 2 – Em “Chamado por muitos de Pai da Biologia, esse cientista inglês revolucionou o pensamento da humanidade com a sua Teoria da Evolução.”, o texto refere-se a:

 

 

Questão 3 – Na passagem “Em seu livro ‘A Origem das Espécies’, publicado em 1859 […]”, a expressão sublinhada indica uma circunstância de:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 4 – Releia:

“[…] processo da seleção natural: indivíduos com características favoráveis viveriam mais e conseguiriam deixar mais descendentes.

Nesse segmento, o texto:

(     ) explica o processo de seleção natural segundo Darwin.

(     ) dá um exemplo do processo de seleção natural segundo Darwin.

(     ) faz uma crítica sobre o processo de seleção natural segundo Darwin.

 

Questão 5 – No trecho “[…] acabaria modificando de forma permanente uma determinada espécie.”, a expressão grifada poderia ser substituída por:

(     ) “de forma definitiva”.

(     ) “de forma transitória”.

(     ) “de forma desenfreada”.

 

Questão 6 – Na parte “Chegou a visitar o Brasil, o Chile, as Ilhas de Cocos, o continente africano e muitos outros países.”, o vocábulo “e” exprime a ideia de:

(     ) soma.

(     ) contraste.

(     ) alternância.

 

Questão 7 – Observe:

“Darwin morreu em 1882, ainda trabalhando sobre diferentes aspectos de sua teoria.”

Esse fragmento é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 8 – No segmento “Continua sendo muito respeitado até hoje!”, o termo destacado foi empregado para:

(     ) intensificar.

(     ) caracterizar.

(     ) complementar.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: