Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre uma ave da Caatinga. Ela vive nas matas secas e nas Caatingas arbóreas com enclaves rochosos. Vamos conhecê-la? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Uma ave da Caatinga – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Uma ave da Caatinga – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Uma ave da Caatinga – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Bacurauzinho-da-caatinga
Como o próprio nome diz, essa ave é endêmica da Caatinga, sendo encontrada em todos os estados do Nordeste e no norte do Espírito Santo. Ela vive nas matas secas e nas Caatingas arbóreas com enclaves rochosos.
Tem o hábito de repousar em areais no Nordeste ou em lajedos negros, no Espírito Santo. É um dos poucos que voam um pouco antes do pôr do sol, em movimentos errantes, subindo e descendo e, muitas vezes, voando em círculos.
O diminutivo do nome também entrega o seu tamanho. A espécie é facilmente reconhecida pelo seu pequeno porte, medindo entre 16 e 20 cm de comprimento e pesando cerca de 26 gramas. Ambos os sexos possuem uma mancha branca na asa, porém somente o macho possui a ponta das duas últimas retrizes também na cor branca.
Alimenta-se de insetos ao raiar do dia e anoitecer. Caça com a boca sempre aberta, e assim, coleta um grande número de insetos voadores, principalmente mariposas.
Na reprodução, os dois ovos são depositados diretamente no solo, geralmente sem cuidados maiores. Fato fascinante são que esses ovos quase sempre têm a cor do terreno e, assim como a espécie, são muito bem camuflados, sendo difícil encontrá-los.
Guilherme Ferraz. “Terra da Gente”.
Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2022/08/08/observador-registra-ninho-de-um-dos-menores-bacuraus-que-existem.ghtml>. (Com adaptação).
Questões
Questão 1 – Em “[…] essa ave é endêmica da Caatinga, sendo encontrada em todos os estados do Nordeste e no norte do Espírito Santo.”, a que ave o texto se refere?
Questão 2 – Na passagem “Ela vive nas matas secas e nas Caatingas arbóreas com enclaves rochosos.”, o termo “e” indica fatos, que:
( ) se somam.
( ) se alternam.
( ) se contrastam.
Questão 3 – Observe:
“[…] medindo entre 16 e 20 cm de comprimento e pesando cerca de 26 gramas.”
Nesse segmento, o autor do texto:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 4 – Na parte “[…] porém somente o macho possui a ponta das duas últimas retrizes também na cor branca.”, a palavra grifada poderia ser substituída por:
( ) “mas”.
( ) “por isso”.
( ) “portanto”.
Questão 5 – Segundo o texto, o bacurauzinho-da-caatinga “coleta um grande número de insetos voadores […]”. Aponte o motivo:
( ) “É um dos poucos que voam um pouco antes do pôr do sol […]”
( ) “Alimenta-se de insetos ao raiar do dia e anoitecer.”
( ) “Caça com a boca sempre aberta […]”
Questão 6 – Em “Na reprodução, os dois ovos são depositados diretamente no solo […]”, o vocábulo destacado exprime:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 7 – No trecho “[…] assim como a espécie, são muito bem camuflados, sendo difícil encontrá-los.”, a expressão sublinhada introduz:
( ) uma causa.
( ) uma comparação.
( ) uma exemplificação.
Questão 8 – Identifique o fragmento que contém uma opinião:
( ) “Tem o hábito de repousar em areais no Nordeste ou em lajedos negros, no Espírito Santo.”
( ) “O diminutivo do nome também entrega o seu tamanho.”
( ) “Fato fascinante são que esses ovos quase sempre têm a cor do terreno […]”
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.