Interpretação de texto: Uma artista cheia de vida – 7º ano.

    Atividade de interpretação de texto, voltada aos alunos do sétimo ano, sobre o livro “Frida Kahlo: uma biografia”. A mexicana Frida Kahlo é hoje uma das artistas mais populares do mundo todo. Seus quadros atingem valores recordes, e seu rosto é reconhecido em todo o planeta. Quer conhecer melhor essa grande pintora? Então, não deixe de ler com atenção o texto Uma artista cheia de vida, uma vida cheia de cores! Depois, não se esqueça de responder às variadas questões interpretativas propostas! Vamos lá, pessoal?

    Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

“Frida Kahlo: uma biografia”

María Hesse – Tradução de Alexandre Boide

Uma artista cheia de vida, uma vida cheia de cores

    A mexicana Frida Kahlo é hoje uma das artistas mais populares do mundo todo. Seus quadros atingem valores recordes, e seu rosto é reconhecido em todo o planeta. Sua curta vida, entretanto, foi fascinante e cheia de acontecimentos.

    E não é para menos. Frida teve de lidar desde muito cedo com uma deficiência física congênita, e, adolescente, sofreu o conhecido acidente que quase a matou e a deixou meses numa cama, onde então começou a pintar quadros deitada, muitos deles autorretratos. Apesar da saúde fragilizada, seguiu em frente e casou-se com o grande pintor Diego Rivera, vinte anos mais velho, com quem teve uma relação intensa e turbulenta: “Sofri dois acidentes graves na vida, um em que um ônibus me jogou no chão… Outro acidente é o Diego”. Bebeu na fonte da riquíssima cultura tradicional mexicana e com roupas longas e coloridas disfarçou seu passo manco, reinventando-se constantemente como mulher e artista. Sofreu vários abortos, viu frustrado o seu desejo de ser mãe, viveu traições indizíveis, teve muitos amores – inclusive mulheres –, foi feminista numa América Latina machista, amante de Trotski, de cujo assassinato chegou a ser suspeita, e ganhou o mundo com sua arte e sua história.

    María Hesse, artista gráfica espanhola, nos brinda aqui com uma lindíssima biografia ilustrada que apresenta, entretecidas, a vida e a obra de Frida Kahlo, incluindo trechos de seus diários, cartas e depoimentos. O livro revela as dores e as delícias de sua existência, mas também como usou a arte para vencer as limitações que as condições lhe impunham e reinventar o próprio existir. O resultado é uma obra poética, lapidar, que dá voz a uma das figuras mais interessantes do século XX.

Disponível em: <https://www.lpm.com.br>.

 

Questões

Questão 1 – O texto lido é:

(     ) uma biografia

(     ) uma resenha

(     ) um artigo de opinião

 

Questão 2 – Em “Uma artista cheia de vida, uma vida cheia de cores”, a quem o autor do texto acima se refere?

R.

 

Questão 3 – No trecho “Frida teve de lidar desde muito cedo com uma deficiência física […]”, a expressão destacada exprime:

(     ) um desejo de Frida.

(     ) uma promessa feita por Frida.

(     ) uma obrigação na vida de Frida.

 

Questão 4 – As aspas destacam no texto:

(     ) uma fala da artista Frida Kahlo.

(     ) uma fala da artista gráfica María Hesse.

(     ) uma fala de quem escreveu o texto acima.

 

Questão 5 – Os adjetivos “intensa” e “turbulenta” caracterizam:

(     ) a saúde de Frida Kahlo.

(     ) a cultura tradicional mexicana.

(     ) a relação de Frida Kahlo com Diego Rivera.

 

Questão 6 – Observe atentamente as passagens. Em seguida, aponte aquela em que o autor expõe uma opinião sobre “Frida Kahlo: uma biografia”:

(     ) “A mexicana Frida Kahlo é hoje uma das artistas mais populares do mundo todo.”

(     ) “Apesar da saúde fragilizada, seguiu em frente e casou-se com o grande pintor […]”

(     ) “[…] uma lindíssima biografia ilustrada que apresenta, entretecidas, a vida e a obra […]”

 

Questão 7 – No segmento “[…] disfarçou seu passo manco, reinventando-se constantemente como mulher e artista.”, o vocábulo grifado poderia ser substituído por:

(     ) voluntariamente

(     ) continuamente

(     ) esporadicamente

 

Questão 8 – Na parte “O livro revela as dores e as delícias de sua existência, mas também como usou a arte […]”, “mas também” indica:

(     ) a soma de ideias.

(     ) o contraste entre as ideias.

(     ) a explicação sobre as ideias.

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: